Tecnologia impulsiona crescimento de micro e pequenas empresas no Brasil

Dia cinco de outubro é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Nesta data, em 1999, foi criado o estatuto da microempresa e da empresa de pequeno porte. Dezessete anos depois, de acordo com dados do Sebrae de 2017, existem cerca de 12 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas no país. Os pequenos negócios representam aproximadamente 98,5% dos empreendimentos brasileiros, são responsáveis pela geração de renda de 70% dos trabalhadores do setor privado e por mais de um quarto do PIB (27%). A projeção é que nos próximos anos a importância deste modelo de negócio só cresça, chegando a um montante de 17,7 milhões em 2022.

Apesar do cenário promissor, o pequeno empresário enfrenta desafios diários para se manter de portas abertas — a maior parte deles relacionados a tempo e dinheiro. A tecnologia pode ser uma grande aliada nesse sentido, otimizando processos e impulsionando a competitividade do negócio.

Conheça cinco ferramentas tecnológicas que facilitam a rotina das pequenas empresas em processos indispensáveis:

Gestão de cobrança — Um empreendedor leva em média uma hora de seu dia apenas cobrando os clientes que deixaram de pagar por seus serviços e produtos. A fintech Asaas, de Joinville (SC), ajuda a reduzir esse tempo para 5 minutos. O sistema de gestão de cobrança foi pensado por uma dor real: Piero Contezini perdia 18 dias do mês cobrando as faturas atrasadas em sua antiga empresa, ao criar um sistema de automatização das cobranças, viu os dias se transformarem em minutos. Hoje a Asaas oferece serviços financeiros para profissionais autônomos, MEIs e micro e pequenas empresas, por meio de uma solução completa para gestão de cobranças, pagamentos e antecipações. No primeiro semestre deste ano, os clientes ativos, cerca de oito mil, transacionaram um total de R$ 400 milhões via aplicação.

Performa.AI
Smarthint

Desenvolvimento de tecnologia — Muitas pequenas empresas poderiam alavancar seus negócios com a adoção de sistemas modernos, porém o desenvolvimento destes gera um custo elevado. No setor de segurança eletrônica, a Segware vem auxiliando as pequenas empresas de vigilância a crescerem há 17 anos. A empresa oferece diferentes pacotes com softwares de monitoramento por imagem, aplicativos de interação da equipe e para o cliente final. Desta forma as empresas podem oferecer tecnologia de ponta para seus usuários, sem para isso gastar tempo com o desenvolvimento de uma solução própria e podem escolher as opções que cabem no bolso naquele momento.

Ferramenta para criar site —  Ter uma loja virtual é um meio para alcançar um universo de novos clientes. E a estratégia não significa, necessariamente, um grande investimento. Há meios de lançar um novo domínio sem precisar investir muitos recursos. A HostGator, uma das principais empresas de soluções para presença online no mundo, lançou o Criador de Sites. A ferramenta possibilita a fácil criação de websites, blogs e lojas virtuais, e é destinada a um público que não possui conhecimento técnico em desenvolvimento e webdesign. A solução disponibiliza mais de 200 templates que são responsivos. Assim, a loja virtual estará adaptada para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. A ferramenta já está entre os serviços mais procurados da empresa, e muito desse interesse vem dos pequenos empreendedores. Pesquisa com usuários da HostGator registrou que 44% dos clientes são de pequenas empresas, 32% têm um site pessoal ou blog, enquanto apenas 18% são de grandes lojas ou marcas. “Garantir a presença na internet é fundamental para o sucesso de um negócio”, ressalta o Gerente de Desenvolvimento da HostGator, Vandre Ramos.

Recurso para garantir a presença online —  A ferramenta da HostGator Página Fácil poderá otimizar bastante o trabalho daqueles que ainda não têm um site ou estão criando um. Trata-se de um recurso que coloca uma página temporária no ar em segundos. Nos quatro primeiros meses de uso, já foram mais de 4.751 ativações. O Página Fácil atende à necessidade de quem não tem tempo a perder: ao ativar um plano de hospedagem, é possível criar uma presença online em poucos passos. O Página Fácil pode ser usado enquanto o site definitivo ainda não fica pronto, por exemplo. Com o recurso, é possível colocar no ar informações como nome da empresa, descrição, endereço, telefone e formulário para contato, além de links para as redes sociais. Não é necessário nenhum conhecimento específico de programação ou termos técnicos como FTP, por exemplo.

Parceria com os clientes — A Cianet é referência em produtos e desenvolvimento de tecnologia para o mercado de provedores regionais de internet (ISPs), formado por 7500 empresas, principalmente pequenas e médias. No início de 2017, a empresa criou o ISP Next Lab, seu braço de inovação em parceria com os próprios provedores regionais. O Lab é uma iniciativa de mudança do modelo de negócio da própria Cianet que traz a proposta de construção de novos modelos para os provedores. “Somos uma empresa de 24 anos e queremos crescer junto com nossos clientes. Por isso apostamos nessa parceria com os provedores para buscarmos juntos inovações que garantam o sucesso de nossos negócios”, explica Viviane. Os ISPs dobraram o número de acessos ofertados nos últimos 12 meses e estão prestes a se tornar o terceiro maior player desse mercado. O grupo tem atualmente 18,5% dos acessos, precedido por Claro (30%), Telefônica (25,2%) e Oi (20,2%), de acordo com dados da Associação Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.