UPX Technologies alerta para golpes que utilizam dados do cartão de crédito

A UPX Technologies, empresa brasileira especialista em performance e segurança digital, preocupada com o aumento do crime virtual, principalmente com a chegada do final de ano, divulga um alerta sobre como agem esses criminosos para ter acesso aos dados cadastrais dos usuários de sites do varejo eletrônico e como se prevenir de golpistas.

Roubo de cartões de crédito e informações cadastrais

Ao solicitar um cartão de crédito no banco o cliente do banco pode ter seu cartão de crédito extraviado ou desviado por algum funcionário da própria instituição. Dessa forma o cartão, o nome e o endereço do proprietário são disponibilizados a golpistas especializados nessa modalidade de crime que, com o cartão em mãos, têm acesso a sites de cadastro e consulta de informações, como telefone, CPF, RG, nome dos pais, data e município de nascimento. Em posse destas informações, o criminoso pode ligar na operadora e desbloquear o cartão. Na instituição bancária, algumas informações serão solicitadas para confirmar a identidade do portador, que já têm estes dados. Após utilizar o acesso ao sistema de cadastro, o cartão é desbloqueado e o golpista pode efetuar compras no varejo eletrônico e físico, gerando prejuízo ao verdadeiro dono do cartão e à instituição financeira.

O vazamento de dados de cartões de crédito tem sido um dos principais alvos de ciberataques no País. Um levantamento feito pela UPX Technologies mostrou que até meados de março deste ano foram registrados 77.300 casos nas principais instituições financeiras do País, tanto privadas quanto públicas.

Phishing

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Outra prática comum, o phishing – que também é utilizada para o desbloqueio dos cartões – é a aquisição de informações sensíveis e pessoais, como nome, telefone e e-mail. Para isso, os golpistas criam lojas virtuais falsas com um layout idêntico aos de grandes redes do varejo eletrônico, simulando descontos e ofertas. Estas ofertas e os links com a promoção são enviados por email, SMS ou WhatsApp, dando a impressão de uma ação de marketing da rede. Ao abrir o link, a vítima realiza a compra acreditando que é realmente um excelente negócio. Caso a compra seja feita via cartão de crédito, além do fraudador receber o valor no lugar da loja real, ele se apossa, também, dos dados do cartão, podendo realizar novas fraudes. Caso a compra seja via boleto, o valor é enviado diretamente para a conta corrente do fraudador.

O Brasil é líder mundial em ataques de phishing, segundo a Kaspersky Lab. De acordo com a empresa, 30% dos internautas brasileiros sofreram ao menos uma tentativa de golpe em 2017 — 2018 ainda não acabou, mas o índice está em 23% e deve crescer até o final do ano.

Segundo o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude, de janeiro a novembro de 2017, o Brasil registrou 1,8 milhão de tentativas, um crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado (1,655 milhão). Isso representa uma tentativa de fraude a cada 16 segundos no país.

Como evitar?

A UPX Technologies aconselha os usuários a buscar, junto às operadoras de cartão de crédito, serviços de confirmação de compra, via celular. Dessa forma, cada vez que um valor é lançado, o responsável pela compra recebe uma mensagem de texto. Caso ocorra alguma fraude financeira, o cliente pode entrar em contato com a operadora e avisar que não efetuou a compra, impedindo a concretização da transação. Além disso, é fundamental que os consumidores não cliquem em links de promoções via e-mail, SMS, WhatsApp ou outros aplicativos. O correto é entrar no site da companhia, digitando o endereço no navegador, para constatar se o desconto é real.

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