Varejistas se reinventam para atrair consumidores de volta às lojas físicas

Nos últimos anos, as vendas virtuais têm crescido em ritmo superior ao das lojas físicas nos principais mercados do mundo. Segundo o relatório Webshoppers, realizado pelo eBit, maior referência em inteligência competitiva para o e-commerce, a migração de usuários do varejo físico para o online já é uma tendência, principalmente com a expansão do uso de dispositivos móveis.

De acordo com o levantamento, em 2017, 27,3% das compras foram realizadas via smartphones ou tablets. Para o final deste ano, o share deverá representar 37% das compras. No ano passado, mais de 55 milhões de consumidores brasileiros fizeram pelo menos uma compra virtual, uma alta de 15% ante 2016.

Para se adaptar a essa nova realidade, muitas empresas buscam soluções para atrair os consumidores de volta aos estabelecimentos físicos das marcas. Confira abaixo algumas iniciativas que os varejistas estão utilizando para motivar os clientes!

Conceito “Click and Collect”

A GhFly, agência referência em marketing digital e líder em performance, é pioneira na implementação da ferramenta Local Inventory Ads (LIA) no Brasil, criada pelo Google, na Havan, loja de departamentos mais completa do Brasil. A solução possibilita ao consumidor fazer uma pesquisa por um produto na web a partir do Google Shopping, clicar no anúncio que mais lhe interessar e, por meio do o e-commerce da marca, verificar se o item solicitado está disponível em uma loja física. Além disso, os anúncios LIA realizam uma integração direta com o Google Maps, que mostra o melhor caminho para que o consumidor chegue até o estabelecimento escolhido. Em um mês de trabalho, a GhFly ajudou a Havan conseguir atrair mais de 13 mil consumidores para as lojas físicas da marca.

Atração por geolocalização

Performa.AI
olist
Smarthint

De olho no aumento e qualidade da prospecção, o upMap, ferramenta da upLexis, por meio dos filtros inteligentes torna a busca refinada e altamente precisa de clientes qualificados. Com o upMap é possível gerenciar facilmente todos os contatos gerados, criando listas de acordo com a necessidade do seu processo. A ferramenta possibilita criar mailings de prospecção adequados ao modelo de vendas de um determinado produto, segmentando pelas características do cliente ideal para tornar a abordagem outbound mais eficiente.

Cupons de desconto

A Cuponeria é uma plataforma com versão web e mobile para Android e iOS que reúne diversos cupons de descontos de diversos estabelecimentos comerciais do Brasil. Atualmente a Cuponeria possui 90% do seu tráfego em seu site destinado ao varejo físico e permite também acessar páginas de companhias de e-commerce e distribui aproximadamente 5 milhões de cupons por mês.

Inteligência analítica para o varejo

A Propz, empresa que oferece soluções de relacionamento objetivas, práticas e rentáveis para varejo e serviços financeiros utilizando inteligência analítica e big data, é pioneira na aplicação de tecnologias que entendem, predizem e reagem ao comportamento de consumo, em tempo real e de forma automatizada. A empresa consegue entregar para seus clientes uma segmentação analítica combinada com a personalização de ofertas em múltiplos canais, permitindo que lojas físicas possam prever comportamentos e influenciar vendas para consumidores no momento de sua decisão de compra. Com sede no Brasil e presença na Rússia, Estados Unidos, Peru e Chile, a Propz tem como clientes os líderes em varejo e serviços financeiros do país, entre eles: Bradesco, Ipiranga e RaiaDrogasil. Ao todo, são mais de 85 milhões de CPFs monitorados, proporcionando um aumento de até 10% no ticket médio e mais de 6% na frequência em lojas.

Plataformas O2O (online to offline)

Utilizar dos recursos online para garantir a venda e também presença no ponto físico pode ser um bom negócio. Esse é o objetivo de plataformas que mesclam as possibilidades dentro e fora da rede, as O2O (online to offline). O Supermercado Now, maior plataforma de supermercado online, surgiu para facilitar a compra de bens básicos e recorrentes, com comodidade e rapidez. Por meio de shoppers treinados para realizar as compras, a startup oferece um serviço de entrega em até duas horas ou em um horário agendado pelo consumidor e a possibilidade de pagamento via cartão de crédito na própria plataforma. O cliente pode detalhar com precisão a sua compra, inclusive o estado de maturação e cor de seus legumes, frutas e verduras. As redes parceiras, por sua vez, aumentam em 4x o raio de influência de suas lojas físicas.

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