Inovação e desafios econômicos do varejo são destaques na 1ª edição do Digital Commerce Experience

Nesta quarta-feira, 10 de outubro, aconteceu a 1ª edição do Digital Commerce Experience (DCX), evento promovido pela VTEX, empresa líder em digital commerce no Brasil. A iniciativa reuniu um seleto time de palestrantes para discutir temas estratégicos e desafios do varejo no país em 2019. Dentre os convidados estavam Paulo Correa, CEO da C&A; Marcio Kumruian, fundador e CEO da Netshoes; Alessandro Gil, CXO da VTEX; o consultor financeiro Teco Medina, e Scott Emmons, Head de Inovação da Neiman Marcus.

Entre os destaques do que foi conversado durante o encontro, estão as declarações de Paulo Corrêa e Marcio Kumruian sobre o comportamento e perfil de compra do consumidor. Os executivos ressaltaram que os clientes, em todo o mundo, estão cada vez mais exigentes, imediatistas e em busca de experiências personalizadas. “Acredito que há uma mudança de eixo com a chegada da tecnologia, principalmente do mobile. O consumidor compra tudo o que quer e pelo meio mais conveniente. Isso não tem volta. O que se discute agora é a integração de todos os canais”, ressalta Kumruian.

Segundo Paulo Corrêa, a crise trouxe um nível de consciência e de valor na compra muito maior ao consumidor. “Teve um momento do consumo, com o crescimento do país, que fez com que o consumidor comprasse muito. Agora ele está mais consciente, escolhendo melhor os produtos e os momentos de uso”, reforça.

Ao serem questionados sobre como inovar em um mercado cheio de gerência política e pouco amigável para os negócios, os executivos reforçaram que o momento de crise faz com que sejam necessárias tomadas de decisão mais duras e que é preciso fazer escolhas. “Abrir mão do que você não é tão bom e competitivo é o caminho certo. Tem prato que você tem que deixar cair e, ao mesmo tempo, aqueles que você se propôs a rodar precisa executar com excelência”, afirma Corrêa. Para Kumruian, a companhia tem que ser muito pragmática no que pretende fazer e as lideranças precisam estar próximas para olhar a empresa de maneira integrada.

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Com relação à mão de obra, a multidisciplinaridade dos colaboradores europeus e americanos em todos os serviços – com foco em processos –, foi sinalizada como um diferencial em relação ao perfil brasileiro. Apesar da diferença cultural bem significativa, ambos acreditam que é preciso qualificar esses profissionais para diminuir a distância entre os serviços ofertados no Brasil e aqueles oferecidos na Europa e nos Estados Unidos.

Para 2019, a liderança da C&A tem uma visão conservadora e positiva. Portanto, um pouco melhor do que 2018. Já a Netshoes vem trabalhando com um cenário muito parecido ao de 2018. O que se pode esperar da economia brasileira para o próximo ano também foi um tema abordado pelo consultor financeiro Teco Medina. Segundo o especialista, a reestruturação no controle fiscal e reformas importantes, como as da previdência, tributária e trabalhista, serão pontos que o governo brasileiro eleito precisará enfrentar para tornar sua agenda positiva e voltar a crescer.

A transformação nos negócios digitais foi o mote da apresentação do chief experience officer da VTEX, Alessandro Gil, que abordou as tendências para o setor advindas da tecnologia, como o conversational commerce, compra por voz; ominichannel, integração entre on e offline; cross border, venda de produtos para outros países; e things commerce, como internet das coisas. Para ele, a inteligência artificial está saindo do anonimato e se tornando a principal estrela das ações de marketing mais inovadoras. Além disso, reforçou a importância de o varejo pensar em oportunidades de vendas para as pessoas da terceira idade. “70% da renda disponível americana está com pessoas de 52 a 70 anos. No Brasil, 30% do e-commerce já está nas mãos dessas pessoas, e isso tende a aumentar. Essa é uma grande oportunidade de negócio para os varejistas”, destaca Gil.

A plenária foi encerrada com o keynote do americano Scott Emmons, Head de Inovação da Neiman Marcus, que trouxe um conteúdo amplo sobre varejo, futuro e inovação. O especialista mostrou cases de transformação digital e omnichannel nos Estados Unidos e reforçou que a personalização de todos os pontos de contato com o cliente é a grande tendência para criar lealdade, questão que os varejistas devem buscar.

O evento foi finalizado com um jantar com “Churrasco na Brasa”, promovido pelo renomado Chef Felipe Bronze.

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