3 informações chaves para entender o GDPR europeu

No dia 16 de maio é celebrado o Dia da Internet, com foco na sociedade de dados. Nos últimos anos, o Big Data se consolidou como uma das principais tendências da economia digital. No entanto, seu uso dentro das organizações coloca novos desafios no equilíbrio entre a privacidade dos usuários e o tratamento dos dados que eles geram na internet.

Como resposta à preocupação pela coexistência de inovação tecnológica e respeito à privacidade dos usuários, no próximo dia 25 de maio termina o período de adaptação das empresas ao GDPR, regulamento aprovado pelo Parlamento Europeu em 2016. Este regulamento é aplicável a todas as empresas que recolhem, armazenam e processam informações pessoais de cidadãos europeus. Portanto, empresas na América Latina com subsidiárias na Europa ou que trabalhem com organizações europeias, devem estar cientes das disposições do GDPR. Caso contrário, as empresas infratoras poderão sofrer sanções econômicas de até 4% de seu faturamento ou 20 milhões de euros.

Para entender melhor essa regulamentação europeia, Marc Oliveras, CTO do Tiendeo, fala sobre os aspectos básicos do GDPR e suas implicações para empresas e usuários.

  1. O que é a GDPR?

O General Data Protection Regulation (Regulamento Geral de Proteção de Dados) é um regulamento da União Europeia cujo objetivo é garantir o direito à privacidade dos dados pessoais de todos os cidadãos europeus. Com este regulamento, o Parlamento Europeu procura padronizar toda a legislação referente à proteção de dados em todos os Estados membros, para assegurar que qualquer cidadão tenha de forma garantida o acesso, controle, visualização e o direito de eliminar os dados que as empresas coletam no ambiente digital e através da internet.

  1. O que o GDPR significa para os usuários?
Performa.AI

Em termos gerais, o GDPR oferece aos usuários a opção de consulta, revogação e exclusão de seus dados pelas organizações. Os cidadãos devem ser informados sobre quais dados que as empresas coletam e com que propósito, para os quais devem dar seu consentimento explícito. Além disso, o GDPR também contribui para melhorar os mecanismos de segurança para impedir que terceiros acessem essas informações para fins não consentidos pelos usuários.

  1. Como afeta às empresas?

O GDPR procura fazer com que as empresas incluam em sua cultura corporativa o respeito pela privacidade dos dados pessoais de seus usuários e clientes. Este fato implica que todas as áreas dentro da empresa tenham membros treinados neste assunto. Além disso, com esse regulamento, surge uma nova figura dentro das empresas: o DPO (Data Protection Officer), que deve garantir que os processos da empresa estejam em conformidade com os padrões de segurança e privacidade dos dados coletados.

O GDPR só poderá afetar as empresas de forma positiva, já que melhorará a qualidade das comunicações feitas com os usuários. Com o consentimento explícito dos cidadãos, é mais garantido que os produtos e serviços oferecidos cheguem às pessoas realmente interessadas, o que aumenta a probabilidade de conversão e fidelidade do consumidor, bem como a eliminação de aspectos invasivos para os consumidores.

Para saber mais sobre o GDPR e a entrevista feita com Marc Oliveras, CTO do Tiendeo: https://www.youtube.com/watch?v=PVfKXU_Xtwk

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