E-book aborda os riscos digitais na jornada de compra do consumidor

O entendimento da jornada de compra do consumidor é uma ferramenta poderosa de marketing, apoiando a estratégia de marketing digital de muitas empresas e guiando os investimentos em vendas. O consumidor passa por diversos passos antes de uma compra na internet. Em cada um deles, é atingido por diversos conteúdos relacionados às soluções que procura para a sua necessidade.

A cada passo, ruídos externos podem “roubar” o cliente de sua empresa. Esses ruídos podem se apresentar de diversas maneiras: páginas falsas, apropriação de identidade de marca, perfis não oficiais em redes sociais, uso irregular de marca, entre outros.

No ambiente digital, é preciso ter uma abordagem de marca para cada fase. A partir do momento em que você cria uma estratégia de marketing, fraudadores e aproveitadores podem e vão infiltrar-se no funil destinado ao seu público consumidor. Portanto, é essencial prover segurança e preservar o investimento feito na construção dessa jornada.

É com este cenário em mente que a Axur lança Riscos digitais na jornada de compra do consumidor. O e-book aborda as quatro principais etapas da jornada de compra do consumidor no ambiente digital, bem como os riscos associados a cada uma delas:

1. DESCOBERTA E CONSCIÊNCIA

Nesta etapa, o consumidor começa a perceber que tem uma certa necessidade. Inicia, então, uma fase de pesquisa para determinar o que é preciso para atender a sua demanda. É possível que o consumidor tenha seu primeiro contato com uma marca nesta etapa. Por isso, é importante que ele seja protegido de “ruídos” nesse contato.

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2. CONSIDERAÇÃO

Agora, o usuário vai em busca da solução para a sua necessidade, já sabendo o tipo de produto ou de serviço de que ele precisa para alcançá-la. É imprescindível que o uso da sua marca siga sua proposta de valor para o mercado e sua mensagem precisa ser clara para se destacar da sua concorrência.

3. DECISÃO

Com toda a pesquisa feita na etapa anterior, o consumidor consegue avaliar mais claramente as alternativas que estão à sua disposição. Porém, como em todo investimento, há riscos. O consumidor pode passar por todos os estágios de compra, escolher a sua marca e, quando for efetivar a compra, acabar acessando uma página falsa, por exemplo.

4. FIDELIZAÇÃO

A jornada do consumidor não termina após a compra ser realizada. Há sempre a possibilidade de recompra e a necessidade de fidelização do cliente. Quando um usuário chega a este estágio, ele não só comprou o seu produto, mas também depositou confiança em sua empresa ao compartilhar seus dados. O dever da empresa é fornecer o mínimo de segurança para os dados de seu cliente.

Proteger o consumidor ao longo de sua jornada de compra é essencial. Para conhecer mais detalhes sobre os riscos que estão associados a cada etapa dessa jornada, baixe nosso e-book Riscos digitais na jornada de compra do consumidor.

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