Especialista cria projeto que ajuda estabelecimentos comerciais a fidelizar clientes e conquistar o sucesso

O que seria de um comércio sem os seus clientes? A maioria das pessoas diria NADA. Mas, acredite, muitos donos de bares, restaurantes, hotéis, pousadas e quiosques de praia não pensam assim.

Pensando em como resolver essa questão de forma simples, porém com resultados expressivos para ambos os lados, Edson Pudence criou o projeto DA GAFE AO GARFO, um projeto em forma de palestras e consultorias que leva donos e gerentes de estabelecimentos comerciais, independente de sua estrutura ou quantidade de funcionários, a entender que os clientes são a razão do seu negócio e, somente com a satisfação deles, é possível ter sucesso nesse ramo de atuação.

Segundo Edson Pudence, “Alguns estabelecimentos comerciais se preocupam tanto com a parte plástica do comércio, decoração e beleza, mas pecam com um mau atendimento, oferecem produtos aquém do esperado ou têm em seus cardápios produtos que nunca tiveram em seus estoques. Isso é inadmissível! Para conquistar e fidelizar um cliente, é preciso satisfazê-lo do início ao fim. Do contrário, você está seriamente fadado ao fracasso”.

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O especialista, que durante muitos anos reuniu histórias e experiências em estabelecimentos no Brasil e exterior, dos mais simples aos mais sofisticados, revela que os pequenos detalhes são capazes de destruir ou alavancar a reputação de um lugar.

“Não há nada mais agradável para um cliente do que ser recebido com um belo sorriso, como se fosse a pessoa mais especial do mundo, escolher um item em um cardápio, após minutos de análise, e ser servido com uma bebida estupidamente gelada ou um petisco bem temperado. Ou ainda, ver a preocupação e boa vontade de um recepcionista que não está encontrando sua reserva no sistema, receber na praia aquele peixinho ou batata frita sequinhos. São detalhes, coisas simples, possíveis para qualquer comércio, independente de sua área de atuação, porte ou público-alvo. Quando o cliente é tratado com carinho e respeito, ele volta, faz propaganda do seu estabelecimento, faz questão de dividir a boa experiência com o máximo possível de pessoas. Mas o contrário também acontece”, analisa Edson.

O especialista tem uma série de dicas de atendimento ao cliente, ferramentas simples de fidelização e muita história de sucesso e fracasso para comentar. Uma pauta muito rica e do interesse de um público vasto.

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