GestãoClick implementa certificação digital A3 para emissão de NF-e

Buscando garantir uma maior segurança de dados às empresas que utilizam o seu sistema ERP para emissão de notas fiscais eletrônicas, o GestãoClick implementou nesta semana mais uma novidade: a utilização do certificado digital A3 para a emissão de NF-e.

Até então, o sistema permitia realizar a emissão de NF-e utilizando apenas o certificado digital A1. Agora, com a implementação do certificado digital A3, cada empresa usuária do sistema ERP online do GestãoClick poderá optar pela certificação digital de sua preferência: A1 ou A3.

Mas o que isso significa? E como essa novidade pode, na prática, influenciar positivamente a sua empresa? Confira a seguir:

O que é e para quê serve um “Certificado Digital”?

Um certificado digital é uma solução de segurança de última geração, que tem como objetivo garantir a veracidade, autenticidade e a integridade dos dados que são transmitidos digitalmente – indiferente do tipo de transação que esteja em questão.

Na prática, um certificado digital é um arquivo eletrônico, emitido por uma Autoridade Certificadora, que funciona como uma “assinatura virtual”: ele permite identificar as partes envolvidas na geração e transmissão de documentos e dados, certificando a validade dos mesmos para todos os fins, inclusive jurídicos.

Atualmente existe no mercado uma grande variedade de certificados digitais, atendendo às necessidades específicas de cada empresa. Vale igualmente lembrar que cada certificado digital possui uma validade diferente, de acordo com o modelo escolhido: um certificado digital do tipo A1, por exemplo, possui validade de um ano; já o modelo de certificado digital A3 possui validade de 1 a 3 anos. É preciso estar atento para escolher a certificação digital que melhor atenda às necessidades e os usos da sua empresa.

Como funciona um Certificado Digital?

O Certificado Digital utiliza criptografia de dados para garantir a autoria e a não-modificação dos dados por ele certificados. Para isso, o certificado conta com uma chave de segurança pública criptografada, além de um sistema de senhas PIN e PUK que permanecem em posse do proprietário do Certificado Dessa forma, é possível garantir que não haverá alteração dos dados por terceiros, assegurando a confiabilidade dos documentos certificados digitalmente.

Smarthint
olist

Quem emite um Certificado Digital?

Um certificado digital é emitido por uma Autoridade Certificadora – uma empresa que fornece essa certificação. Existem várias dessas Autoridades Certificadoras por todo o mundo – no Brasil, as mais confiáveis são aquelas credenciadas junto ao ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras).

Quais os Certificados Digitais utilizados para emissão de NF-e?

Dentre os vários modelos de certificação digital disponíveis, existem dois modelos que podem ser utilizados para emissão de NF-e em território nacional, em conformidade com as orientações da Secretaria da Fazenda. São eles os certificados digitais A1 e o A3, desde que possuam o CNPJ da empresa e que estes certificados sejam emitidos por uma Autoridade Certificadora devidamente credenciada junto ao ICP-Brasil.

Qual a melhor opção em Certificação Digital para a sua empresa?

Em outras palavras, quais as diferenças práticas entre um certificado digital A1 e um A3? De início, ambos os certificados possuem exatamente a mesma função: assegurar a identidade do emissor do documento e, consequentemente, a validade jurídica do mesmo.

A grande diferença entre os certificados A1 e A3 está na geração e no armazenamento da chaves criptográficas. Isso significa que ao empregar um certificado A1, a sua empresa estará utilizando uma solução de segurança na qual a chave criptográfica privada ficará armazenada localmente, nos computadores da empresa. Isso permite que o mesmo certificado A1 seja utilizado em vários computadores, agilizando o processo de emissão de NF-es, por exemplo.

Já a certificação digital A3 é armazenado em uma estrutura física distinta, como um token usb ou smartcard. Isso permite que o mesmo certificado seja utilizado em diversos computadores, sem instalação prévia, bastando inserir a senha recebida junto com o próprio certificado.

Ambas as soluções possuem alto nível de segurança de dados. A decisão por um certificado, ou outro, dependerá das necessidades da sua empresa. A certificação A1 é vantajosa para as empresas que emitem um grande volume de NF-es, visto que o computador estará permanentemente habilitado para realizar tal função. Agora, se a sua empresa preza pela mobilidade, a certificação A3 seria a mais indicada.

Outro fator a considerar na hora da decisão é a validade de cada certificado: o A3 tem a vantagem de possuir validade mais longa, de 3 anos, contra apenas 1 ano da certificação A1.

Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
E-Goi
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
Trezo
E-Commerce Logística
World Pay
Socialrocket
E-completo
Precode
IHouse Web
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here