Guia do IAB Brasil orienta sobre como atribuir peso de canais na jornada de compra do cliente

| 09/01/2017 - 09:33 AM | Comentários (0)

O Interactive Advertising Bureau (IAB) do Brasil lançou recentemente um Guia que revisita o ciclo de compra empreendida pelo consumidor, a partir das inúmeras fontes aos quais ele exposto até chegar à decisão final de compra. Antes, o modelo era reduzido a apenas 4 passos: conhecimento, consideração, compra e pós-compra. Com o passar do tempo e a explosão dos canais de comunicação, esse modelo precisou ser revisto. É desse modelo que o Guia se ocupa em explicar.

Os modelos de atribuição são conjuntos de pesos que são dados a cada canal, de acordo com a posição que ele ocupa dentro da jornada de compra do consumidor. Um exemplo bastante ilustrativo trazido pelo ebook diz respeito a um caso hipotético que culmina na decisão de compra de um cliente impactado por diversas mídias.

Veja: se um anúncio veiculado no Facebook estava presente na maioria das jornadas de decisões, que concluíram com uma compra através de um link patrocinado no Google, por exemplo, pode-se, com o modelo certo, atribuir a importância correta para os anúncios na rede social, por exemplo.

Por isso os modelos de atribuição são tão importantes na análise das métricas de conversão. Através deles, é possível distribuir o crédito da conversão de acordo com a participação de cada canal na jornada completa do cliente. Dessa forma, é possível avaliar os canais de marketing de acordo com a sua contribuição direta ou indireta, o que permite tomar decisões com melhor embasamento.

O guia, produzido por Leonardo Naressi, sócio-Fundador e CIO da dp6, pode ser baixado gratuitamente pelo link: http://iabbrasil.net/guias-e-pesquisas/pratica/guia-de-modelos-de-atribuicao

Tags: , , , ,

Categoria: Lançamentos

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Logística
    • Agência Especializada
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
e-completo
Vtex
Mailbiz
Viewit
Digital UP
LojaMestre
Braspag
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Akna
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Enviou
Internet Innovation
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Trezo
Softvar
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.