Inteligência Artificial no RH: Leroy Merlin investe na tecnologia para melhorar a experiência de seus colaboradores

A Leroy Merlin lançou a primeira solução de chatbot voltada para os colaboradores: a Lia. O objetivo é que a ferramenta – baseada em um sistema de inteligência artificial – consiga sanar as dúvidas mais frequentes dos colaboradores da Leroy Merlin com maior velocidade e a qualquer momento.

Para os clientes, a Lia já estava funcionando no site da empresa desde 2018. Com a nova responsabilidade, porém, o sistema também expande para os canais exclusivos do público interno da Leroy Merlin, como o Portal do Colaborador, a Intranet e também diretamente no celular dos colaboradores através do QR code – onde passa a disponibilizar respostas para dúvidas sobre período de férias, benefícios, horas extras, ponto eletrônico, entre outros.

O atendimento – que antes era realizado somente em horário comercial – agora funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana e em qualquer lugar. A iniciativa além de diminuir o tempo da resposta das solicitações, significou economia e maior eficiência na atuação do time de RH. “Além de todos os nossos esforços de desenvolvimento da Liderança sempre buscamos melhorar nossos processos, ferramentas e aplicativos visando a satisfação dos nossos Colaboradores. A Lia é um passo importante porque nos ajuda a melhorar a experiência do Colaborador, aumentando a assertividade das informações e diminuindo o tempo de obtenção de respostas”, comenta Weber Niza, diretor de Recursos Humanos da Leroy Merlin Brasil.

Performa.AI

Com o sucesso do primeiro lançamento, o time responsável pelo produto dentro de casa, já faz planos para evoluir a plataforma, com duas expansões previstas: abertura de um canal exclusivo da Lia através do WhatsApp e a integração da ferramenta com os sistemas de ERP da Leroy Merlin, trazendo de forma segura informações personalizadas sobre o colaborador.

Como funciona?

A Lia funciona por meio da computação cognitiva: é uma inteligência artificial capaz de aprender através das interações com o usuário. A base inicial foi construída através de 900 respostas – que vão evoluindo à medida de que novas perguntas são elaboradas, tornando a ferramenta mais completa. Toda coleta de dados de input do sistema foi feita através de um vasto processo de escuta com os colaboradores.

O chatbot funciona com base no comportamento do usuário e foi desenvolvido pela consultoria Proa, que usa a tecnologia da Watson em parceria com a IBM para oferecer um atendimento rápido e com respostas imediatas. “Hoje nossos colaboradores desejam mais autonomia, acesso a informação e um ambiente de trabalho mais amigável e dinâmico. Em um momento de transformação, acreditamos em experiências que sejam fluidas e fáceis para eles”, afirma Weber.

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1 Commerce
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.