Konduto: precisão e uso de inteligência artificial na detecção de fraudes

Conter as tentativas de fraude é uma medida recomendável para qualquer e-commerce. A fim de preservar a saúde financeira da operação e a segurança das transações realizadas, sistemas antifraude têm ganhado cada vez mais espaço junto às lojas virtuais.

A inteligência tem sido ativamente empregada para agir rápido e impedir ações fraudulentas. Entre as ferramentas antifraude que utilizam sistemas inteligentes para impedir a ação de fraudadores está a Konduto. A ferramenta monitora todo o comportamento de navegação de eventuais fraudadores a fim de evitar que a fraude seja concretizada.

Trata-se de um sistema antifraude inovador, desenvolvido por meio de um método de altíssima precisão para a detecção de fraudes em transações on-line. O co-fundador da Konduto, Tom Canabarro, explica que a empresa foi a primeira do mundo a monitorar o comportamento de navegação e compra de um usuário em um site de e-commerce ou app mobile e, com isso, calcular a probabilidade de fraude naquele pedido. “Procuramos ir além dos dados ‘óbvios’, como informações cadastrais e fingerprint. E nem baseamos a solução em um ‘motor de regras’ condicionais, atualizadas manualmente e suscetível a erros. Além de analisar centenas de métricas oriundas do comportamento de navegação do usuário, processamos todas essas informações em tempo real graças a algoritmos de machine learning (inteligência artificial)”, explica.

Smarthint
Performa.AI

Como utiliza algoritmos de inteligência artificial (machine learning), a Konduto realiza o cálculo de risco de uma compra em menos de 1 segundo, aumentando a performance operacional do lojista. A empresa foi fundada em 2014 por Daniel Bento, Milton Tavares Neto e Tom Canabarro e atualmente analisa o risco de mais de 4 milhões de pedidos por mês, de mais de 150 clientes em Brasil, México, Argentina e Colômbia.

Sobre bons resultados colhidos a partir do emprego do sistema antifraude no e-commerce, a Konduto cita os casos do Grupo Marcyn e Casa das Cuecas. Quando essas empresas começaram a utilizar a Konduto, o e-commerce tinha a taxa de chargebacks controlada a 0,5%, dentro do que é estipulado pelas operadoras de cartão como um índice “saudável”. No entanto, a Konduto detectou que a empresa tinha uma taxa de cancelamento de pedidos superior a 7,1% – um índice extremamente alto, especialmente se for levado em consideração que a taxa média de tentativas de fraude é de 3,6%. Canabarro revela que era impossível pensar que mais de 7% das compras no e-commerce fosse de origem fraudulenta. Em pouco tempo, a Konduto reduziu esta taxa de cancelamento de pedidos em mais de 75%, cancelando por suspeita apenas 1,6% das transações. “Isso representou um incremento de vendas e receitas ao Grupo Marcyn e Casa das Cuecas de 6% – melhor que muitas promoções e campanhas de marketing. Além de tudo isso, reduzimos também a taxa de fraudes: de 0,5% para menos de 0,1%”, diz.

Para lojas virtuais que pensam em contratar a ferramenta, a Konduto oferece duas modalidades de planos. São elas, a Konduto Performance, que envolve análises 100% automáticas pelos sistemas de inteligência artificial, e a Konduto Completo, que, além das análises automáticas, ainda inclui a revisão manual feita pelo time de analistas de risco dos pedidos marcados como suspeito pelo sistema. A Konduto não cobra vigência de contrato, ou seja, o cliente é livre para cancelar o serviço quando quiser.

Para o próximo ano, a empresa espera ampliar o número de pedidos processados ao mês em 50%. Atualmente, esse número gira em torno de 4 milhões de pedidos. Há também a expectativa de um aumento no quadro de colaboradores. A previsão é de chegar ao fim de 2018 com ao menos 40 pessoas na equipe. “Pretendemos, ainda, reforçar nossa operação internacional, tanto conquistando novos clientes nos países onde já atuamos como também entrando em novos mercados, como Estados Unidos e Europa”, aposta Canabarro.

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.