A Loggi, plataforma digital de entregas expressas, celebra quatro anos no Brasil com planos ambiciosos para o setor de e-commerce. Para o próximo ano, a expectativa é ampliar o alcance de entregas no mesmo dia e no dia seguinte (same day e next-day delivery) para as principais praças do Sudeste e Sul, como Belo Horizonte e Porto Alegre. A médio prazo, o objetivo é desenvolver um sistema de logística interestadual via transporte aéreo até o final de 2018.
A frente de serviços focada em e-commerce já trabalha com 350 clientes em toda a Grande São Paulo, incluindo grandes varejos como MercadoLivre, Dafiti, Amaro, Netshoes, ViaVarejo. “O mercado de e-commerce é um dos mais promissores no Brasil e diversos institutos apontam para um crescimento de 10% a 15% neste ano, ainda que o país esteja em um momento desafiador economicamente”, explica Daniel Topper, VP de e-commerce da Loggi. “Para a Loggi, o próximo passo neste ano é ampliar as cidades atendidas e manter o mesmo padrão de qualidade e inovação pelo qual somos já reconhecidos”.
Há dois anos, a Loggi inovou no Brasil com a implementação do same-day e next-day delivery no comércio eletrônico, usando um amplo network de cerca de 5 mil motoboys e motoristas de vans. Com a tecnologia desenvolvida pela startup, os varejos podem consolidar pedidos, criar rotas otimizadas e fazer as entregas aos clientes em tempo recorde.
Do ponto de vista do consumidor, o serviço permite ainda acompanhar em tempo real a entrega via SMS ou e-mail, o que permite ao cliente se programar para receber o pedido. “Essa transparência dá ao consumidor a tranquilidade necessária para tornar a experiência excelente. Nosso grande objetivo é que esse modelo se torne o padrão em alguns anos”, explica o executivo.
Tecnologia aliada à eficiência logística
A startup registrou um crescimento de 600% no faturamento em 2016 e, além do e-commerce, também realiza entregas especializadas para o segmento corporativo, restaurantes e comércios locais. Ao total, são 50.000 entregas diárias para 50.000 clientes em cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.
“Em quatro anos de trabalho no mercado brasileiro, tivemos a oportunidade de transformar os serviços de logística local, facilitando as operações de milhares de clientes. Nosso objetivo agora é reforçar a base de nosso negócio e investir para levá-lo a ainda mais pessoas e empresas”, afirma Mendez.
Motoboy do futuro
Hoje, as entregas da Loggi são feitas por 5.000 mensageiros, número que duplicou no último ano. Para as lojas online, as entregas são feitas de moto e van. Somente em São Paulo, já são mais de 500 veículos disponíveis.
A Loggi impacta diretamente a vida dos motoboys, trabalhando somente com o “Motoboy do Século 21”. Isso significa que todos os mensageiros cadastrados na plataforma Loggi são 100% regularizados, com rendimentos superiores à média da categoria e usam a tecnologia e a inovação para ter uma melhor otimização de tempo.
“A Loggi nasceu quando o Brasil passava por um cenário de transformações, e isso nos deu a oportunidade de criar uma plataforma para motofretistas autônomos regularizados, fazendo com que eles tenham mais demanda de solicitações e com otimização. Isso aumentou os ganhos da categoria e gerou impacto social positivo”, pontua o CEO.