Mercado eletrônico brasileiro segue em alta, mas falha em conteúdo digital

Os dados divulgados pela Lett, empresa especialista em Trade Marketing Digital, sobre o estudo do Ecommerce Quality Index, mostram que a experiência de compra do consumidor brasileiro é prejudicada pela falta de conteúdo nas páginas de produtos online.

Numa maneira geral,na escala de zero a 10, o e-commerce no Brasil ficou abaixo da média, totalizando 5,3 pontos. Isso comprova o quanto a falta de conteúdo nas páginas de produtos online gera insatisfação ao shopper.

Na avaliação do EQI,  primeira pesquisa desenvolvida no país que mede a qualidade do e-commerce nacional, a descrição dos produtos online é o grande vilão do mercado eletrônico. Os dados do E-commerce Quality Index mostram que apenas 40% das páginas dos e-commerces do país apresentam descrição completa das mercadorias.

O estudo analisou dois tipos de descrição: as consideradas como básicas e as completas. As básicas possuem pelo menos 350 caracteres e apesar de tão importantes para decisão de compra do consumidor, apenas 71% dos varejos analisados pelo EQI passaram pelos critérios de avaliação. As categorias de Alimentos, Saúde e Agronegócio são os setores que menos investem nesse tipo de conteúdo.

olist
Smarthint
Edrone
Performa.AI

A descrição básica do produto ajuda a loja online em operações como: diminuição em trocas de produtos, devoluções das mercadorias e declínio nas reclamações sobre a marca. Esse tipo de conteúdo já é um ponto de atenção para os fabricantes e lojistas, mas quando o estudo analisou as descrições completas dos sites de e-commerces, a constatação foi de um cenário ainda pior.

Dos 2 milhões de páginas analisadas pelo EQI, apenas 40% apresentavam descrição completa dos produtos. Esse tipo de conteúdo exige um detalhamento técnico em torno de 900 caracteres. As categorias de Moda, Acessórios Automotivos e Esporte e Lazer foram os melhores segmentos na análise.

A ausência de conteúdo prejudica todo o comércio eletrônico do país. A descrição é uma oportunidade do e-commerce especificar de forma personalizada as funcionalidades do produto, de usar palavras-chaves, melhorando as estratégias de ranqueamento dos sites de busca do produto.

Rodrigo Carvalho, COO da Lett, dá algumas orientações para o melhoramento da descrição dos produtos dos e-commerces: “No digital, a informação é fundamental para o aumento das vendas e melhor experiência de compra online. Por isso, é essencial que marcas e varejistas invistam em descrições de qualidade. O ideal é ter todas as características técnicas da produto, bem como seus benefícios e destaques no mercado. Na descrição, você também pode usar recursos visuais como imagens, lâminas HTML e vídeos. No mercado de eletrônicos essa é uma estratégia muito eficaz, pois amplia a visão do consumidor sobre o produto ”, orienta Rodrigo.

Se você quiser acessar a pesquisa completa, é só acessar: http://eqi.lett.digital

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.