Mercado Eletrônico usa OKR para engajar colaboradores

Uma das metodologias mais difundidas nas grandes empresas do Vale do Silício foi adotada pelo Mercado Eletrônico, líder na América Latina em soluções tecnológicas e serviços B2B. Criada pelo então presidente da Intel, em 1970, a OKR (Objectives and Key Results) é empregada por empresas como Google, LinkedIn, Zynga, Sears e Twitter para ajudar na priorização das metas de seus colaboradores.

Um dos intuitos do Mercado Eletrônico ao adotar a OKR em 2015, durante uma revisão da estratégia do Balanced Scorecard, foi dar voz aos colaboradores na elaboração de objetivos inspiradores e resultados mensuráveis no planejamento trimestral. Como consequência, a companhia otimizou a execução de tarefas e pôde alinhar os objetivos de seus profissionais aos da empresa.

olist
Smarthint

De acordo com Mônica Thaumaturgo, coordenadora de qualidade do Mercado Eletrônico, a metodologia OKR não é um método de cobrança, mas sim, uma maneira de engajar e direcionar os colaboradores à estratégia da empresa. “Cada funcionário tem autonomia para se autoavaliar e se engajar quanto às metas da empresa. Enquanto o profissional cria seus próprios objetivos (três por trimestre), que contêm até cinco key results cada, o gestor é responsável por validá-los, podendo alterar até 40% do conteúdo. A ideia é que a maior parte dos OKRs seja definida pelo próprio colaborador e o foco seja atingir a estratégia.

No Mercado Eletrônico os OKRs dos colaboradores são realinhados a cada trimestre e podem ser acessados por todos da empresa, pelo sistema interno Miisy, assim como os objetivos e metas traçados pela diretoria.

Desde o primeiro ano de implementação, a taxa de adesão da metodologia OKR evoluiu de 79% para 100% dos colaboradores. Segundo Mônica, a pesquisa de clima da companhia registrou uma melhora na percepção dos colaboradores sobre os objetivos a serem alcançados: “Percebemos que quanto mais alinhados aos OKRs, melhor é o resultado da empresa. Pode-se dizer que a qualidade deste período está melhor, pois os colaboradores conseguem enxergar a estratégia do ME e se sentem motivados à alcançar os objetivos de maneira coletiva”.

Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
E-Goi
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
Trezo
E-Commerce Logística
World Pay
Socialrocket
E-completo
Precode
IHouse Web
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.