Mercado Pago, Itaú Unibanco e Mastercard anunciam lançamento de nova tecnologia para aumentar taxa de aprovação das compras no e-commerce

O Mercado Pago, fintech do Mercado Livre, o Itaú Unibanco e a Mastercard anunciam que acabam de realizar a primeira transação online autenticada EMV 3DS (versão 2.1) para compras com os cartões de crédito na plataforma Mercado Livre. A tecnologia promete revolucionar o e-commerce ao aumentar as taxas de aprovação das compras online com cartão de crédito e débito ao promover transações tão seguras e convenientes quanto as realizadas no mundo físico. Para os cartões de débito, as empresas esperam realizar a primeira transação no decorrer do ano.

A autenticação é possível graças à integração da plataforma Mercado Pago às soluções da Mastercard denominadas Identity Check e Smart Interface, que permite o uso do protocolo 3DS 2.0, que eleva a taxa de aprovação da compra online para o nível dos pagamentos presenciais, com índices em torno de 100%. A inovação aprimora a experiência do consumidor e contribui para o aumento das taxas de conversão no e-commerce. O incremento da quantidade de dados reduz as chances de que uma compra online legítima não seja aprovada por falta de informação.

A autenticação EMV 3DS usa a tecnologia de machine learning para fazer uma análise de risco considerando uma quantidade maior de dados do usuário e do vendedor. O mapeamento inclui dados do aparelho (IP do computador, endereço do estabelecimento, compras via desktop ou mobile etc) que ajudam na tomada de decisão que envolve bancos, adquirentes, empresas de pagamento e bandeiras, facilitando a autenticação da compra online. A integração desse sistema à plataforma do Mercado Pago vai oferecer mais uma camada de segurança de última geração oferecendo mais proteção às compras online.

“Vamos oferecer uma experiência inovadora ao aumentar a aprovação das compras de forma tão segura e conveniente quanto um pagamento numa loja física. No débito, a jornada online terá mudanças ainda mais significativas, abrindo espaço para o uso massivo de um tipo de cartão bastante popular. Com esse projeto, damos um passo importante para a democratização do e-commerce e reforçamos nossa posição como a fintech mais completa do mercado”, explica Tulio Oliveira, vice-presidente de Mercado Pago no Brasil.

“Conferir segurança adicional às transações online faz parte de nossa estratégia de Melhoria Contínua do Itaú e da Rede”, afirma o Diretor de Negócios Digitais do banco, Rubens Fogli. “Ao poder contar com dados extras, que vão aumentar nossa certeza de que, no ambiente digital, o comprador corresponde realmente ao portador do cartão utilizado, melhoramos a experiência dos consumidores e contribuímos para o aumento do nível de confiança desse público, favorecendo o avanço do comércio na internet”, completa o executivo.

Segundo João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard para Brasil e Cone Sul, conforme o comércio digital continua a crescer, consumidores demandam por conveniência e segurança em suas transações. “Elevaremos a qualidade das transações por meio de novas formas de autenticação a fim de conduzir o e-commerce para uma experiência online mais segura e sem fricção”, finaliza Paro Neto.

Smarthint
Performa.AI

COMO FUNCIONA A AUTENTICAÇÃO EMV 3DS

  • Solicitação. No instante do pagamento, o Mercado Pago envia as informações criptografadas à Smart Interface da Mastercard, uma solução que provê a comércios, adquirentes e provedores de serviços de pagamento um modo simples de usar o protocolo EMV 3DS e solicitar autenticação durante um pagamento online.
  • Autenticação. Por meio das informações recebidas, a autenticação pelo emissor pode ocorrer de duas maneiras:

– Pagamento sem fricção: de forma instantânea e transparente, o pedido de pagamento é autenticado considerando exclusivamente os dados encriptados enviados pelo Mercado Pago às soluções da Mastercard Smart Interface e Identity Check.

– Autenticação em multi fatores: Após o recebimento de dados, o banco emissor pode solicitar ao usuário uma confirmação adicional (variável segundo cada banco, e que pode ser validação por SMS, biometria, reconhecimento de voz ou facial etc.) para autenticar a compra.

  • Confirmação. Após a autenticação, a tecnologia EMV 3DS da Mastercard envia ao Mercado Pago um tolken criptografado, que confirma que a solicitação do usuário foi autenticada.
  • Finalização. Mercado Pago repassa as informações criptografadas ao banco, que toma conhecimento que a solicitação foi autenticada, finalizando a compra em poucos segundos.

Conheça os benefícios do protocolo EMV 3DS na prática

PARA CONSUMIDORES:

  • Aumento da taxa de aprovação de compras, melhorando a experiência de compra com cartão de crédito e débito.
  • Transação tão segura e conveniente quando a realizada em uma loja física. É como se fosse uma autenticação criptografada com senha feita no momento em que se insere o cartão na máquina POS, mas no mundo online.
  • Melhor experiência do usuário, não é necessário preencher formulários, acessar janelas adicionais e internet banking (cartão de débito) ou digitar várias senhas.
  • Transações autenticadas pelo computador ou pelo celular.

PARA COMERCIANTES

  • Amplia a taxa de aprovação, contribuindo para o aumento das vendas.
  • Ajuda a reduzir chargeback e abandono de carrinho.
  • Promove experiência de autenticação em qualquer navegador ou aplicativo móvel.
  • Melhora da experiência do cliente e gera fidelização.

PARA INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS:

  • Fornece muito mais informações, permitindo decisões mais assertivas e reduzindo  fraudes.
  • Levantamento contínuo de  dados atualizados, como dispositivos utilizados (computador, celular, app etc), localização, padrões comportamentais etc.
  • Suporte para autenticação em carteiras digitais.
  • Oferece visão única dos clientes, permitindo proporcionar experiências personalizadas.

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.