Moovin desenvolve módulo para cadastro de revendedores na loja virtual

É comum que as empresas que possuem lojas físicas e virtual as enxerguem como negócios separados. Diversos são os pontos negativos deste tipo de abordagem: prejudica suas vendas; afeta seu relacionamento com o cliente; causa conflito com seus próprios vendedores, que encaram o e-commerce da própria empresa como seu concorrente.

Em outro cenário, temos as indústrias, que já trabalham há anos com representantes de vendas que utilizam os antigos e desatualizados catálogos de produtos. Essas marcas têm medo de criar uma loja virtual e também causarem discórdia com seus revendedores.

Numa terceira situação, empresas que somente possuem loja virtual, se limitam a estratégias estritamente online. Por que não inovar?

Foi pensando nisso tudo, que a Moovin desenvolveu um novo recurso em sua plataforma e-commerce: transformação do perfil de cliente em revendedor. A atribuição da venda pode ser feita através de um URL personalizada da sua loja (com a ID do revendedor) ou, concedendo um código identificador, que pode ser informado no checkout. A criação do cadastro com este tipo de perfil só pode ser feita pelo próprio lojista.

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Com essa função, quem possui lojas físicas pode trabalhar com códigos ou URLs de identificação por estabelecimento e/ou por vendedor. Assim, o sistema consegue atribuir vendas e a empresa pode direcionar os comissionamentos. Dessa forma, o vendedor que da loja física que jamais encaminharia o cliente para o e-commerce, passa o utilizar como uma ferramenta útil e complementar para suas vendas.

Imagine a seguinte situação: um cliente está em sua loja física, gostou de um produto, mas a mesma não possui em estoque o tamanho que ele deseja. Proativamente, o vendedor pode sugerir para fazer o pedido através do site, já que afinal a venda será relacionada a ele.

A solução também resolve o problema das empresas que já trabalham com representantes e catálogos de produtos. Assim, o e-commerce pode ser o canal oficial a ser utilizado por seus revendedores, que podem trabalhar com muito mais praticidade, além de reduzir custos para a empresa.

Para quem possui somente um e-commerce, agora é possível estudar a possibilidade de começar a trabalhar com representantes para expandir as suas vendas. Uma estratégia inteligente é criar parcerias com estabelecimentos que em sincronia com o seu nicho de mercado. Por exemplo, salões de beleza podem revender cosméticos; academias revenderem suplementos; oficinas mecânicas revenderem peças e acessórios automotivos.

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