Startup focada no mercado B2B transforma a relação da indústria com o comércio

Hoje no Brasil são mais de 8,9 milhões de PMEs, segundo o Sebrae, 80% desses estabelecimentos não compram direto do fabricante por questões de crédito, alto custo da força de vendas e logística fragmentada. Todos esses fatores encarecem a cadeia e o produto chega com alto custo elevado para os comerciantes.

Restaurantes, lanchonetes e todos os comércios que atuam na transformação de alimentos passam pelas mesmas questões semanais: compras de suprimentos para o cardápio ficar completo e o cliente satisfeito.

Esses comerciantes, em grande parte empresários que decidiram investir no setor, abrindo seu próprio negócio, passam por horas no telefone realizando cotações. Além de que, muitos atacadistas e distribuidores não trabalham com cotações por telefone, e o empresário precisa se deslocar pela cidade, procurando pelos ingredientes do seu cardápio.

A solução? Usar a tecnologia para  transformar o processo de compra, de uma maneira rápida para abastecer os estoques de bares, restaurantes e outros tipos de comércios. Esse é o grande objetivo do marketplace focado no mercado B2B Menu.com.vc, ideia desenvolvida por Leonardo Almeida e Gustavo Penna.

O serviço oferecido pela empresa possibilita que pequenas e médias empresas tenham acesso a um amplo mix de produtos diretamente da indústria, tornando a compra mais prática e econômica, já que os produtos saem direto do estoque da indústria para o estabelecimento, o que faz com que os comerciantes não tenham que se deslocar até os atacadistas para fazer suas compras: ele resolve tudo pelo seu celular e os produtos comprados de várias empresas chegam em menos de 24h em uma única entrega.

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A startup, criada em 2016, também está transformando o processo de venda da indústria e mostrando que é possível ser mais eficiente através da tecnologia, tanto para redução de custos como aumento das vendas. “Todas as informações relevantes sobre produtos, preços e demandas estão disponíveis de alguma forma, nosso grande segredo está em saber como transformar esses dados em informações úteis, insights que aumentam a venda das indústrias e reduzem o preço final para o comerciante”, destaca Leonardo, CEO da empresa.

A ideia da Menu.com.vc surgiu quando Leonardo era gestor de um e-commerce líder em outros segmento da indústria (eletroeletrônicos), e observou os movimentos que vinham acontecendo no varejo mundial. Percebeu que a tecnologia já havia transformado diversos setores da economia, reduzindo drasticamente os custos com operação e eliminando barreiras entre indústrias e consumidores.

Desde então, ele e seu sócio se dedicam integralmente ao projeto, que promete transformar definitivamente o modelo atual de fornecimento de produtos para bares e restaurantes na América Latina.

Para a indústria, é um grande desafio atender diretamente os milhões de comerciantes espalhados pelo país: o custo de logística é alto, a entrega é fragmentada, e, em muitos casos, as marcas não têm presença comercial em todas as regiões. “Para se ter uma ideia do tamanho do problema, uma indústria líder do setor, parceira da Menu, atende atualmente 12 mil estabelecimentos no país, ou seja, 1,2% do seu potencial (aproximadamente 1 milhão). Parece estranho para quem não é desse mercado, mas em muitos casos, para um produto chegar ao balcão de um restaurante, ele pode passar por até 4 intermediários, o que certamente o encarece”, destaca Penna, CEO. Através da Menu.com.vc os comerciantes negociam direto com a indústria, o que garante melhores condições, e as indústrias alcançam novos clientes, até então inexplorados. Além disso, os fornecedores parceiros têm a possibilidade de racionar o frete, dividindo esse custo com outras empresas, o que torna a solução ainda mais atrativa.

A startup já recebeu mais de R$ 1 milhão em investimento de um grupo de executivos do setor, foi vencedora do Up Innovation Lab (Accenture Brasil), acelerada pela InoVativa Brasil e pela Liga Autotech (Liga Ventures) além de finalista do programa de inovação da BRF, B-Connect.

Atualmente são 62 indústrias parceiras presentes na plataforma, que atende 3 mil comerciantes, com crescimento de 35% ao mês. Avaliada em mais de R$ 20 milhões, a plataforma tem planos para atingir 10 mil estabelecimentos até dezembro deste ano entre SP, RJ e MG. Em 2018 os planos são ainda mais audaciosos, eles afirmam que irão expandir a operação para todo o Brasil e miram a marca de 100 mil estabelecimentos.

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2 COMENTÁRIOS

  1. Senhores, li sobre a startup menu.com.vc, interessei-me pois sou proprietário de um bar e restaurante em são paulo. Não consegui contato pelo endereço publicado. Por favor, é possível obter alguma forma de me comunicar com eles (além de menu.com.vc)?
    Obrigado

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