Startup Forebrain utiliza neurociência para entender o cérebro do consumidor

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Saber o que se passa na cabeça dos consumidores sempre foi o desejo dos anunciantes – não à toa, gastam-se grandes somas todo ano com pesquisas de mercado.

Com isso em mente, os pesquisadores cariocas Billy Nascimento e Ana Souza fundaram a Forebrain, empresa que faz pesquisa de marketing usando técnicas da neurociência.

A Forebrain foi aprovada no processo seletivo da Coppe, incubadora da UFRJ, em 2010, quando receberam assessoria e trabalharam na estruturação da empresa. Dois anos depois, entraram no mercado após um investimento inicial para a compra de equipamentos e bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para contratar pesquisadores.

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A ideia de Billy e Ana era usar os conhecimentos científicos para obter uma análise mais precisa da reação espontânea das pessoas aos produtos e às propagandas.

Em vez de fazer perguntas aos consumidores, a Forebrain analisa as imagens do cérebro no momento em que a mente é estimulada a comprar algo. “Com essa tecnologia, as pessoas não precisam mais parar para pensar no que gostam ou não”, diz Ana. Eles avaliam dados como a experiência sensorial do uso de um produto e a reação imediata à visualização de uma embalagem, por exemplo. “Por isso conseguimos perceber detalhes sutis e prestar atenção na emoção envolvida em uma compra”, afirma Billy.

Isso faz com que as empresas para as quais a dupla trabalha, como L’Oréal, Oi, Porto Seguro e Grupo Boticário tenham dados mais objetivos para mudar o enfoque de uma campanha ou de um slogan. Houve um caso em que os clientes tinham certeza de que o motivo para o fracasso de certo produto era a embalagem, mas, pela análise neurocientífica, a embalagem era um item bem avaliado pelos consumidores. “Os dados são científicos, então fica mais fácil para as empresas criar uma estratégia”, afirma Ana.

De acordo com os especialistas, o Neuromarketing será cada vez mais utilizado no Brasil como uma importante ferramenta para criar vantagem competitiva entre as marcas. Se em outros países este mercado já está mais amadurecido, no cenário nacional a área se expande e ganha espaço entre as empresas. Com uma competição cada vez maior entre as marcas e a dificuldade para que produtos e serviços se diferenciem por suas características e atributos técnicos, entender como o inconsciente do consumidor processa os estímulos recebidos possibilita que as companhias façam uma comunicação mais assertiva e criem experiências marcantes na vida das pessoas.

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