Startup inova e propõe um jeito novo de ensinar inglês nas escolas

Com o sonho de tornar o Ensino Bilíngue uma realidade concreta e eficaz nas escolas de todo País, de modo que não fosse apenas uma disciplina a mais na grade curricular, Ulisses Cardinot, fundador da International School – empresa focada em soluções de ensino bilíngue -, foi além. O pedagogo por formação e apaixonado pelo o que faz, almejou algo a mais: mudar a percepção das pessoas sobre a importância do bilinguismo e, assim, transformar vidas por meio da Educação.

A ideia de revolucionar o ensino brasileiro começou em 2009, nascendo dentro dos muros de uma escola tradicional no Rio de Janeiro, comandada pelo pai de Cardinot em Campos dos Goytacazes, no interior do Estado. Foi ali que o programa começou a ganhar vida e propósito. Após muita pesquisa e desenvolvimento, tornou-se realidade em 2015, após a constatação de aceitação e aprovação de alunos, pais, direção da escola e professores, despertando para uma solução que inovaria o ensino bilíngue em pouco tempo. Desde 2015, o número de alunos saltou de 500 para 80 mil.

“A Educação Bilíngue precisa ser efervescente, inspirar e encantar, pois só assim teremos um ensino de qualidade e de verdade, capaz de transformar. O meu sonho é democratizar o Ensino Bilíngue no Brasil, de modo que os estudantes não precisem mais recorrer às escolas particulares de inglês ou sair do país para poder aprender a escrever e a se comunicar. É um direito do aluno e da família.”, explica Cardinot.

O programa, que é direcionado para escolas da Educação Infantil ao Fundamental II, em 2019 estará presente em mais de 230 escolas ao redor do Brasil. A empresa conta com dois escritórios centrais (São Paulo e Fortaleza) e dois centros de distribuição. Segue a abordagem metodológica CLIL, que promove a aprendizagem por meio da integração entre linguagem e conteúdos, adaptando-se à realidade e necessidade de cada escola.

Além disso, é norteado pela BNCC para o planejamento e desenvolvimento do seu currículo, dentro da carga horária padrão da escola, integrado a outras disciplinas como Artes, Matemática, História, Ciências, Geografia, entre outras. De forma lúdica e inovadora, o programa utiliza games, Minecraft Edu, aplicativos, programação robótica e realidade virtual.

Cardinot percebeu que, para desenvolver uma metodologia eficiente de ensino de inglês, seria necessário muito mais do que buscar uma abordagem pedagógica nova e atualizada. Além disso, seria fundamental construir uma proposta de valor que fosse capaz de solucionar as dores da escola e que entendesse as suas mais diversas realidades. “Foi uma solução também para a insatisfação dos pais que estavam cansados de investirem anos e anos em parcerias com escolas, porém o investimento não justificava grandes avanços e fluência do idioma para os filhos”, refuta o empreendedor.

Performa.AI
Smarthint

E não é para menos. De acordo com a British Council, menos de 1% da população brasileira apresenta algum grau de fluência do inglês, e 5% dos brasileiros falam o idioma. Países menores que o Brasil, como Chile e Argentina – ambos latinos, têm mais pessoas falando inglês.

Mudança de paradigma no ensino

Antigamente, as matérias ensinadas nas escolas como Português, Matemática, Ciências e, hoje em dia, grandes escolas acrescentaram disciplinas importantes e fundamentais como Robótica, Educação Financeira, Educação Socioemocional e Educação Bilíngue. Grandes escolas abraçaram a missão de formar alunos para a vida, e não apenas para o mercado.

“A Educação Bilíngue faz parte deste espectro porque não se restringe à aprendizagem do idioma, mas inclui reflexões sobre cultura, tolerância, diálogo com o próximo e cidadania global. Os alunos têm o progresso linguístico acompanhado com avaliação continuada de desempenho e as provas de Cambridge English”, diz Virginia Garcia, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Editorial da International School.

Norteado pela BNCC, o programa propõe a partir de uma hora-aula diária dentro da carga horária padrão da escola, para a exposição continuada ao idioma, junto a estratégias pedagógicas que propõe o protagonismo dos alunos, potencializa o ensino do idioma. Está ancorado nos Pilares da UNESCO e promove a utilização de tecnologia educacional para desenvolver competências do Século XXI em crianças e adolescentes.

Para saber mais sobre a metodologia, acesse: http://internationalschool.global

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.