Startup transforma lojas em e-commerces solidários para ajudar ONGs

O e-commerce tem se firmado como um segmento forte da economia nacional. Diante da visibilidade alcançada nos últimos anos, tem sido parceiro de inúmeras iniciativas pelo país. E também atuado em favor de projetos voltados ao social.

Entre essas iniciativas, do qual o segmento do e-commerce tem sido parceiro, está o Polen, startup criada com o objetivo de captar recursos para financiar projetos e causas defendidas por ONGs. O portal E-Commerce News entrevistou com exclusividade o sócio e evangelista do Polen, Ricardo Cabianca, para entender os propósitos e valores que movem a empresa.

A startup tomou forma por iniciativa de Renata Chemin e Fernando Ott, dois jovens empreendedores que, depois de passarem por algumas aceleradoras no Brasil, no Chile e na Inglaterra, participaram do programa do Founder Institute em Curitiba/PR, e construíram um modelo de negócio para o Polen.

Performa.AI
olist

Segundo Cabianca, o Polen tem como objetivo levar o propósito e as estratégias de impacto social para dentro do varejo. “Cada vez mais o consumidor busca propósito em seu relacionamento com as marcas e produtos que consome e está de olho em empresas que tenham alguma ação concreta de impacto social, uma causa”, destaca.

O Polen ajuda a desenvolver a estratégia de impacto social, realizando uma curadoria para encontrar as instituições que fazem sentido para a loja apoiar. Os e-commerces polinizadores, como as lojas parceiras da startup são chamadas doam, então, um valor fixo ou percentual de cada compra para ONGs e instituições.  “É o próprio consumidor quem escolhe qual instituição ele deseja apoiar a partir da compra. Dessa forma, atrelamos o impacto social ao ato de compra, engajando o consumidor nesse processo ativamente, não somente agregando valor à marca da loja, mas também gerando resultados positivos para o e-commerce”, assinala.

Para completar o ciclo, o Polen acompanha e apresenta o resultado das doações junto às instituições, por meio de métricas específicas. “Desta forma, a loja online consegue manter seus consumidores informados sobre o impacto positivo que a doação obteve, por meio de, por exemplo, um hotsite desenvolvido pelo Polen (customizado para a loja online) e conteúdo para ações de e-mail marketing. O resultado é um maior engajamento do consumidor com a loja online, provocando a diferenciação do e-commerce no mercado”, explica.

O Polen possui mais de 200 instituições cadastradas em todo o Brasil e já contabilizou mais de R$ 120 mil em doações. A meta é encerrar o ano de 2018 com 500 instituições cadastradas e monitoradas, mais de 120 lojas online integradas e ultrapassar a casa de R$ 1,2 milhões em doações.

Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
E-Goi
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
Trezo
E-Commerce Logística
World Pay
Socialrocket
E-completo
Precode
IHouse Web
Smarthint
JET e-business
Ciclo
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.