Webmotors: inteligência artificial e big data para crescer em 2018

A Webmotors conquistou, ao longo do tempo, o posto de maior portal brasileiro no segmento automobilístico. Surgiu em 1995, com o objetivo de simplificar a compra e venda de carros, além de oferecer soluções para revendedores acompanharem e otimizarem a performance de vendas online.

No cenário nacional, foi o primeiro catálogo online de veículos e também o primeiro site de classificados. Na plataforma, são disponibilizados classificados para compra e venda de veículos, com mais de 300 mil ofertas por mês.

Em entrevista exclusiva ao portal E-Commerce News, o CEO da Webmotors,  Fernando Miranda, fala sobre a trajetória da empresa, práticas adotadas para captar clientes e perspectivas para o futuro.

O sucesso da Webmotors na estratégia de aquisição de clientes é resultado de muito investimento, estudo de mercado e customer care. “Há estratégias específicas para cada momento do ciclo de vida do usuário, quando ele está em busca de um veículo para comprar e outra para quando deseja vender”, destaca Miranda. As principais estratégias utilizadas para atração de compradores e vendedores para o portal são: Paid Media (SEM, Retargeting, Afiliados, Comparadores e Programática), Inbound Marketing (SEO, PR, CRM), Content Marketing e Social Media. Recentemente, a empresa iniciou investimentos na marca fora do mundo on-line, utilizando, entre outras ações, filmes na TV, rádio e OOH que permitem ampliar o conhecimento da marca a outro perfil de público.

Miranda destaca que a Webmotros foi pioneira no segmento automotivo a adotar estratégias de content marketing, na criação de um canal de notícias exclusivo, o WM1, que reúne especialistas que mais entendem do assunto. “Nesse canal, o usuário tem à disposição diversas notícias, como lançamentos, testes, comparativos, dados técnicos e guias de compras. O WM1 é referência no setor, com mais de 1 milhão de leitores mensalmente. Através dos nossos vídeos já ficamos por duas vezes na lista dos dez vídeos mais vistos no YouTube. O canal possui mais de 58 milhões de visualizações. Uma conquista recente foi início da divulgação do conteúdo em TV aberta no canal Band”, assinala.

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Para a retenção das mais de 28 milhões de visitas mensais, a Webmotors faz uso estratégias de CRM, com ações segmentadas por perfil, utilizando comunicação omni-channel, de acordo com o que é mais relevante para cada usuário.

Atualmente, a Webmotors recebe 25 milhões de visitas e 350 mil anúncios publicados a cada mês. O portal conta, também, com mais de 10 mil lojistas cadastrados. Com sede em São Paulo, a empresa possui em seu quadro 170 funcionários.

A empresa cresce na casa de dois dígitos e acima do mercado. No primeiro semestre de 2017, ampliou em 17% a receita em relação a 2016.

Para 2018, Miranda destaca que a Webmotors quer mostrar cada vez mais que a inovação é o seu principal combustível. “Estamos desenvolvendo novos produtos para transformar o processo de compra e venda de veículos. São produtos que utilizam novas tecnologias, como inteligência artificial, machine learning e big data, garantindo maior eficiência para o revendedor e uma experiência altamente personalizada para o comprador”, diz.

Outra novidade é a integração com as soluções de financiamento Santander, onde o usuário poderá realizar uma simulação e descobrir, na hora, se possui crédito pré-aprovado. “A solução visa a multiplicar a oferta de valor do grupo Santander de maneira única no mercado”, destaca.

Miranda ressalta, ainda, que a empresa pretende continuar trazendo soluções que envolvam todo o ecossistema automotivo. “Nos juntamos à Liga AutoTech, aceleradora especializada em gerar negócios entre startups e grandes corporações dos setores automotivo, de mobilidade, transporte e logística, para encontrar e acelerar outras startups que irão revolucionar a maneira como as pessoas se locomovem”, completa.

Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.

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