Search Fund brasileira adquire Glambox e Men’s Market

O Brasil é o terceiro mercado global de beleza, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Apenas em 2015, o setor chegou a faturar R$ 42,6 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Ainda assim, se considerarmos as vendas on-line, atualmente, a categoria de saúde, cosméticos e perfumaria figura em segundo lugar em número de pedidos, segundo a e-bit, além de se manter no top 10 em volume de faturamento.

E é neste cenário que o B4A (Beauty for All) inicia sua operação no país e anuncia a aquisição das empresas Glambox, maior clube de assinaturas feminino da América Latina, e Men’s Market, maior e-commerce de produtos de beleza masculinos da América Latina.

A aquisição se deu por meio da Rising Venture, fundo liderado pelo empreendedor alemão Jan Riehle, que adota o modelo de “search fund”, focando em aquisições de negócios com alto potencial de crescimento, com o objetivo de consolidar mercados fragmentados e desenvolver as empresas adquiridas através de sinergias e aportes de investimento.

Com a fusão, o grupo, que visa trazer maior eficiência e democratizar o mercado digital de beleza, atinge o patamar de faturamento anual de mais de R$ 30 milhões e incrementa o portfólio de produtos, tanto para o consumidor final, quanto para a indústria de beleza, que pode utilizar as marcas da empresa para trabalhos de marketing, pesquisa e experimentação.

A Glambox foi fundada em 2012, pela Paola de Orleans e Bragança, membro da Família Real do Brasil. Há 5 anos no mercado, a Glambox ganha espaço no universo de beleza por unir digital influencers, marcas e tendências dentro de uma caixinha, que é enviada mensalmente para mais de 25 mil assinantes. A marca conta com curadoria de produtos inovadores do mercado de beleza e bem-estar, para cada mulher ficar sempre por dentro do que há de melhor para o seu perfil. Nomes como O Boticário, Natura, Avon, BareMinerals, MAC, Clinique, Dove, L’Occitane, La Roche Posay, Maybelline, Quem disse Berenice, Amend e Eudora são algumas das mais de 400 marcas parceiras. A empresa também conta com um programa de fidelidade, o Glamclub, onde as clientes acumulam pontos e podem trocar por produto.

A Men’s Market é a primeira loja online 100% focada em produtos masculinos e cuidados pessoais para homens. Desde 2012, trabalha para que os homens tenham acesso aos melhores produtos de beleza e cuidado pessoal. Além do e-commerce, a marca também conta com clube de assinatura, com 5 mil inscritos, e duas marcas próprias: a Malmo, de acessórios, e a Men´s, de produtos de beleza.

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Atualmente, o B4A detém a gestão de ambas as marcas. Juntos – a Rising Venture e seus investidores – detém mais de 90% das ações da B4A. Também participam da gestão de cada marca heads de operação com grande experiência em seus setores, alguns deles, inclusive, vindos do antigo time que dirigia a empresa antes da aquisição.

“As duas empresas deram passos muito interessantes no espaço B2B e, mesmo direcionadas para públicos diferentes, há uma sinergia entre ambas. A ideia é que a fusão fortaleça ainda mais as marcas e ajude na criação de mais serviços para os clientes finais”, comenta Jan Riehle, executivo que depois da aquisição, assumiu a posição de CEO do B4A.

O objetivo é aumentar a oferta de serviços que as empresas já disponibilizam para a indústria da beleza, fortalecendo o portfólio de serviços nas áreas de experiência do usuário com os produtos, pesquisas e marketing. “Temos planos bem ambiciosos para trabalharmos junto ao público final, oferecendo uma série de itens e apostando também em marcas próprias. No B2B, a ideia é desenvolvermos ainda mais o portfólio de produtos, como, por exemplo, uma nova ferramenta de marketing social para a indústria de beleza”, pontua Riehle.

A empresa, que atingiu o break-even recentemente, também espera captar novos investimentos, nos próximos meses, para acelerar ainda mais sua expansão.

Além disso, apenas no segmento de assinaturas, o B4A espera expandir sua atuação em 100%, até o final de 2018. Há também planos para criação de novas verticais e modelos de assinatura, além do desenvolvimento de produtos e serviços mais elaborados para a área de B2B e o desenvolvimento de novas marcas próprias.

A transação foi acompanhada e executada pela Lima & Associados, advocacia especializada no mercado de tecnologia.

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