Estudo do eBay mapeou o perfil comportamental dos microempreendedores do comércio internacional brasileiro. Entre os resultados, o destaque fica por conta do percentual de vendas feitas exclusivamente para o mercado internacional: 25% das transações ocorrem para fora do país.
Segundo o Gerente de Desenvolvimento de Negócios e Exportações da eBay Latin America, Xavier Aguirre, a pesquisa ajuda a entender melhor as necessidades, desafios e oportunidades que os vendedores brasileiros têm, mas também mostra que há uma grande margem de crescimento e competitividade, especialmente no comércio internacional.
Os dados do último Relatório sobre o Crescimento das Pequenas e Médias Empresas na América Latina e Caribe mostram que 100% dos vendedores do eBay baseados no Brasil vendem internacionalmente. Em contraste, apenas 11% das exportações de pequenas empresas brasileiras tradicionais.
Veja, a seguir, os principais resultados da pesquisa:
– Vendedores internacionais são principalmente jovens, homens, de maior renda
– Os vendedores on-line em tempo integral tendem a ter um perfil jovem (de 18 a 35 anos), e a receita de vendedores internacionais aumenta significativamente em comparação com os vendedores nacionais. Receitas anuais entre US $ 10.000 e US $ 50.000 são geradas principalmente pelo comércio internacional
– Os vendedores nacionais dedicam de 1 a 3 dias por semana a vendas on-line e os vendedores internacionais dedicam entre 6 e 7 dias por semana
– Moda e eletrônicos são as categorias que dominam as plataformas online
– O tempo médio de pessoas que realizaram vendas internacionais on-line é de 2,5 anos. A maioria dos vendedores faz isso para expandir seus negócios e aumentar sua renda
– Apenas 3 em cada 10 pessoas produzem suas próprias mercadorias, esta situação é mais comum entre as mulheres vendedoras
– O potencial dos produtos é o principal motivo para exportar para a América do Norte, América Central e Europa
– Para a venda nacional, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são as cidades onde as compras online estão concentradas
– As pessoas percebem que o principal problema para enfrentar a venda online é a falta de informação e experiência
– Os aspectos-chave para os vendedores on-line escolherem uma plataforma são aqueles relacionados a uma experiência on-line tranquila que pode gerar oportunidades de mercado, seguidos daqueles relacionados aos benefícios, como entrega, taxas e políticas.
Para a pesquisa, foram aplicados questionários individuais junto a uma amostra de 200 pessoas que declararam que parte de sua renda fixa mensal é proveniente da venda de artigos on-line, ou que estão totalmente dedicados a vender itens no comércio eletrônico.