87% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday, diz pesquisa

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Pesquisa do Mercado Livre realizada pela Netquest com 14 mil internautas de todas as regiões do país entre os dias 8 e 16 de novembro indica que a intenção de comprar na Black Friday deste ano, via Internet, é de 87%. O usuário assíduo do e-commerce, que faz compras online mais de 1 vez por mês (o “heavy buyer”, que representou 53% dos entrevistados da pesquisa), é o que mais pretende comprar na promoção: 90% deles disseram que farão compras na Black Friday. Mas o interessante é que a maioria dos entrevistados que não costuma fazer compras pela Internet (os “no buyers”, ou 4% dos entrevistados) declarou na pesquisa que pretende comprar online na Black Friday deste ano: 75%. Foi este índice que fez com que a média de intenção de compras online na Black Friday neste ano (87%) ficasse alta.

Os outros grupos – os “medium buyers”, que compram pela Internet de 2 a 5 vezes por ano, formado por 33% dos entrevistados; e os “low buyers”, que compram online no máximo 1 vez ao ano, 9% dos entrevistados – também estão muito propensos a comprar na sexta-feira: 86% e 74%, respectivamente.

Os produtos que todos pretendem comprar na Black Friday são celulares (40% das menções); calçados, roupas e bolsas (32%); eletrônicos (31%), e eletrodomésticos, com 27%.

Experiência positiva

Performa.AI
Smarthint

Entre os que fizeram compras na Black Friday do ano passado (35% do total dos entrevistados), 96% consideraram a experiência positiva. Um índice de aprovação igual entre todos os grupos de usuários que disseram ter experimentado no ano passado. Quarenta e quatro por cento dos usuários assíduos (“heavy buyers”) compraram na Black Friday de 2015; fizeram o mesmo 30% dos “medium buyers”; 16% dos “low buyers” e 6% dos “no buyers”.

Mais da metade (59%) dos entrevistados pretende pagar esses produtos à vista e 58% devem gastar até R$ 500 em compras na data. Os outros 42% estão dispostos a ultrapassar esse valor. O cartão de crédito será o meio de pagamento mais usado, sendo citado por 71% dos respondentes.

A pesquisa revela também que 38% dos consumidores comparam preços por meio dos marketplaces; 21% a partir dos avisos de promoções que recebem por e-mail e 21% por meio de comparadores de preços.

Mobile – Quatro em cada dez consumidores online já usam os dispositivos móveis (celular e tablet) para comprar online. “Observamos que o uso de smartphones para pesquisar e comprar na internet já é uma realidade. No Mercado Livre, por exemplo, 50% do total de acessos ao site ocorrem por meio do aplicativo”, destaca Leandro Soares, diretor de Marketplace do Mercado Livre.

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