A paciência dos brasileiros durante as compras de Natal tem um limite: 12 minutos

O Natal é, quase sempre, sinônimo de grandes aglomerações nos centros comercias, supermercados e lojas de todos os tipos sempre lotadas, que costumam ainda estar acompanhadas de filas quilométricas nos caixas para tentar garantir aquele tão aguardado presente ou até as comidas da ceia natalina.

Foi pensando nisso, que o Tiendeo.com.br, empresa líder em catálogos online e serviços especializados em aumentar o fluxo de pessoas nas lojas físicas, realizou um estudo* com seus usuários para analisar qual é o nível de tolerância e paciência dos compradores nas filas dos caixas dos estabelecimentos onde fazem suas compras.

Nível de paciência: no Natal, não mais do que 12 minutos na fila

Além do ritmo frenético habitual das compras nessa época do ano, sempre adicionamos o leve stress dos preparativos e compromissos natalinos. Como consequência disso, a paciência dos consumidores pode variar e cerca de 49% dos usuários que participaram da pesquisa do Tiendeo.com.br assumem que estão dispostos a esperar na fila por uma média de no máximo 12 minutos. Isso acontece por unanimidade em diferentes tipos de estabelecimentos, nas principais categorias (supermercados, eletrônicos, brinquedos e lojas de roupas). Apenas 16% disseram que esperariam mais de 20 minutos para obter o artigo desejado.

Cerca de 45% dos brasileiros preferem alternativas e buscam a concorrência

As filas intermináveis nos caixas podem se tornar um fator de peso quando se trata de desistir da compra de determinados produtos. Isto foi confirmado por muitos dos entrevistados pelo Tiendeo.com.br (45%), que preferem deixar a loja para encontrar seus produtos em outros estabelecimentos ou fazer sua compra online. A grande variedade de possibilidades disponíveis aos consumidores acaba forçando os varejistas a otimizarem significativamente a experiência em suas lojas físicas para tentar evitar desistências por motivos como esses.

A compra de comidas é a mais sensível

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O sucesso dos cardápios de Natal e, consequentemente, a escolha e seleção de alimentos nesta época do ano, pode acabar sendo uma experiência complicada. Por esse motivo, a categoria de alimentos é a que apresenta a maior taxa de evasão de compradores que, cansados de esperar nas filas, abandonam a compra (43%). Por outro lado, nos setores de brinquedos (47%), eletrônicos (46%) e roupas (44%), apesar de o consumidor também não se mostrar muito tolerante com as filas, nessas ocasiões ele procura alternativas em outros estabelecimentos ou faz suas compras através do canal on-line caso se depare com longas esperas nas lojas físicas.

Os homens têm menos paciência que as mulheres

Nas compras de roupas (95%) e alimentos (91%) os homens aparecem como os menos pacientes diante das longas filas. Nestes momentos é quando eles tendem a sair do estabelecimento para procurar alternativas, comprar online ou simplesmente abandonar completamente a compra.

Além disso, no setor de vestuário, são eles que mais consultam suas finanças por meio do celular (43% vs 13%).

Esperando na fila do caixa, cerca de 62% dos brasileiros observam as outras pessoas

Estamos acostumados a olhar nossas redes sociais quase sempre, para tudo e em quase todos os lugares. Mesmo assim, curiosamente, apenas 23% dos brasileiros consultam suas redes sociais durante o tempo que estão nas filas dos caixas nas compras de Natal, enquanto uma esmagadora e surpreendente maioria de 62% diz reparar no ambiente e no comportamento das pessoas que estão ao seu redor, chegando até a conversar e interagir com essas pessoas.

*Estudo realizado a partir de uma pesquisa feita com mais de 800 usuários do Tiendeo.com.br em 2018.

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