Alta reputação garante entrega de até 91% dos e-mails, aponta pesquisa

O relatório anual Sender Score Benchmark Report 2018, da provedora global de soluções de dados Return Path, revela que, embora as pontuações gerais de reputação das marcas estejam um pouco abaixo na comparação com os dados de 2017, os profissionais de e-mail marketing considerados “altamente confiáveis” seguem com muito mais probabilidade de atingir o público-alvo do que os pares que apresentam pontuação mais baixa.

O estudo mostra que os remetentes com pontuação entre 91-100 (a melhor reputação possível) tiveram 91% de suas mensagens entregues. Essa taxa cai para 68% quando os remetentes têm pontuação entre 81 e 90, e para 42% para as marcas com reputação entre 71 e 80 pontos. “Para os profissionais de marketing fica o alerta sobre a importância de manter a marca entre os remetentes do nível mais alto de reputação”, destaca Rafael Viana, estrategista de e-mail sênior da Return Path.

Segundo Tom Sather, diretor sênior de pesquisa da Return Path, os profissionais de marketing de todo o mundo veem valor nos e-mails. “Com uma média de 38 dólares em receita para cada dólar gasto, isso não é surpresa. Mas sempre que as mensagens não chegam à caixa de entrada, as marcas perdem valiosas oportunidades de se conectar com os clientes e, consequentemente, de fazer uma venda”, assinala. “Ano após ano, nossa pesquisa mostra um vínculo claro entre reputação e capacidade de entrega, por isso é essencial monitorar a reputação do remetente e mantê-la no nível mais alto possível”, aconselha.

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A pesquisa mostra, também, uma forte correlação entre as reclamações de spam e a reputação do remetente. Os remetentes na faixa de reputação de 91-100 tiveram uma taxa média de reclamação de apenas 0,5%, enquanto a taxa de reclamações dos remetentes de 81-90 saltou para 2,8% – quase seis vezes mais em comparação aos melhores remetentes. “Hoje, mais do que nunca, os provedores de e-mail estão procurando maneiras de combater o spam, para entregar mensagens desejadas e, assim, melhorar a experiência do usuário na caixa de entrada”, ressalta Sather. “A reputação do remetente oferece aos provedores uma visão única sobre a origem de cada e-mail, o que acaba sendo um componente-chave no processo de filtragem”.

Curiosamente, a distribuição do volume de e-mails mudou drasticamente nos últimos seis anos. Em 2012, o primeiro Sender Score Benchmark Report da Return Path constatou que 60% de todos os e-mails foram enviados pelos remetentes menos confiáveis, enquanto os melhores remetentes representaram apenas 6% do volume total. Hoje, 36% dos e-mails vêm dos principais remetentes, enquanto as mensagens enviadas pelos remetentes menos confiáveis caíram para apenas 25%. Essa mudança é, em grande parte, atribuída à tecnologia aprimorada de filtragem e a um foco maior na reputação do remetente diante do provedor e-mail. Tudo isso tornou o e-mail classificado como spam mais difícil de ser entregue e muito menos lucrativo.

O estudo, na íntegra, pode ser baixado pelo endereço https://returnpath.com/downloads/2018-sender-score-benchmark/

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