Brasileiro é digitalmente imaturo, diz estudo

O Brasil tem a quarta maior população online do mundo: 7 entre 10 brasileiros estão conectados e passam, em média, 9 horas por dia na web. No entanto, ainda somos digitalmente imaturos. Nossas habilidades digitais são limitadas e pouco impactam na produtividade, empregabilidade e geração de renda. Acessamos ferramentas digitais, mas praticamente não as utilizamos para criar porque não temos as competências necessárias. A conclusão é do Índice de Maturidade Digital, elaborado pelo Google e pela consultoria McKinsey.

“Percebemos que as desigualdades no domínio de competências digitais espelham as desigualdades de gênero, raça e idade ainda muito grandes no país”, aponta a pesquisa. Foram entrevistados cerca de 2500 brasileiros de 15 a 60 anos em 28 cidades das cinco regiões do país. As respostas mostraram que as pessoas mais velhas e a população de baixa renda são os que têm menos habilidades digitais. Nessa lista ainda entram mulheres jovens, o que justifica a estatística de que 1 entre 10 candidatos que se apresentam para trabalhar com TI é mulher.

Performa.AI
Smarthint

A falta de habilidades digitais mais técnicas aos brasileiros reflete diretamente no desenvolvimento econômico e social do País. A estimativa é de que um trabalhador poderia acrescentar até R$ 380,00 ( 40% do salário mínimo) na sua renda ao adquirir habilidades como trabalhar com sistemas de dados e machine learning. Além disso, a digitalização aumentaria sua empregabilidade. O estudo também calcula que o desenvolvimento de competências digitais na força de trabalho poderia adicionar cerca de US$ 70 bilhões ao PIB até 2025.

“Competências digitais são imprescindíveis para ampliarmos as oportunidades profissionais a uma camada da população que hoje está à margem do mercado. O Brasil precisa acelerar as competências desses profissionais para crescer”, afirma Luiz Alberto Ferla, fundador e CEO do DOT digital group, empresa de Florianópolis que é referência em educação digital. Para ele, as tecnologias educacionais são fundamentais para aumentar a maturidade digital do brasileiro. “A tecnologia possibilita capacitar em larga escala e acompanhar o engajamento e desempenho em tempo real”, explica o empresário.

O DOT já treinou mais de de 5 milhões de pessoas com suas plataformas digitais. O objetivo da empresa é duplicar o número em cinco anos utilizando tecnologias de ponta. A empresa tem clientes como Santander, C&A, ENGIE Energia, Natura e Honda. No primeiro trimestre abriu sua primeira operação internacional, em Lisboa, uma joint-venture em parceria com a Vantagem+, empresa tradicional de Portugal na área de treinamento corporativo.

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.