Busca paga: formato lista de compras, mobile e CPC mantém trajetória de alta, aponta iProspect

O aprofundamento do uso dos smartphones e a maior integração de peças online de comunicação e links diretos de compra têm gerado reflexos importantes nas campanhas de marketing digital (links patrocinados), em um cenário em que o Custo por Click (CPC) está em ascensão. É o que mostra o relatório “Paid Search Trends” do 2º TRI da iProspect, agência de marketing digital full performance presente em 54 países. O estudo é organizado nos EUA e baseado no rastreamento de mais de 200 mil campanhas online ativas em vários Países, referentes a 1.800 contas do Google AdWords.

Segundo o relatório, o formato lista de compras (Shopping Ads ou Google Product Listing Ads – PLA) registrou crescimentos expressivos em impressões (78%) e cliques (49%) na comparação com os 12 meses anteriores. Essa expansão foi ainda maior em relação às inserções de Shopping Ads em dispositivos móveis: 102% em impressões e 79% em cliques. “Esse crescimento reflete tanto melhorias e expansões promovidas pelo próprio Google, como a aceitação por parte dos consumidores de um formato amigável de venda integrado a suas buscas”, afirma Paola Máximo, diretora de operações da iProspect. Tendência semelhante se verifica também em outras plataformas, com formatos semelhantes no Facebook, Instagram e Amazon.

A prevalência dos anúncios em dispositivos móveis, que se consolidou em 2016, continuou seu desenvolvimento com um aumento de 22% na participação de cliques gerados. “O comportamento dos consumidores em relação às buscas bascas e o uso de smartphones levou os anunciantes a investir mais nos links patrocinados móveis, de forma que, atualmente, 60% dos cliques vem de dispositivos móveis”, ressalta Paola Máximo.

Performa.AI

Essas mudanças se dão em um cenário de elevação do custo por clique (CPC) de 13%, em relação ao 1.º TRI, e de 36%, em relação aos doze meses anteriores. O estudo atribui este movimento a rápida migração dos anúncios para os dispositivos móveis e a mudanças no cálculo do Google’s Ad Rank, que passou a colocar mais peso nos leilões de palavras-chave (keyword bids).

“Esse cenário coloca mais pressão por estratégias digitais cada vez mais assertivas e eficientes. Nesse sentido, a utilização de ferramentas cada vez mais sofisticadas e todos os recursos e funcionalidades disponíveis no meio digital são caminhos para compensar os impactos da elevação de custos”, completa a diretora de operações da iProspect.

Relatório completo pode ser acessado em: http://www.iprospect.com/en/us/insights/povs/paid-search-trends-2017-q2/

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