Cartão de débito é usado em apenas 12% das transações de pagamentos

O Brazil Digital Report, pesquisa da consultoria americana McKinsey sobre a economia brasileira, apontou que dinheiro ainda é o meio preferido dos brasileiros na hora de efetuar pagamentos, 47% no total das transações. O cheque aparece em segundo lugar, com 22% das transações; seguido por cartão de crédito, com 18% e, por último, de débito, com 12%. No micro e pequeno varejo a tendência é a mesma: ano passado, cerca de  33% das transações foram realizadas em débito ou crédito e 50% do valor movimentado foi em dinheiro, segundo levantamento da Hiper, empresa da Linx que desenvolve soluções para o pequeno comércio.

Nos últimos anos é possível observar uma evolução desse resultado. Segundo o relatório, em 2011, 38% das transações eram realizadas através do cheque, e apenas 41% por dinheiro. Conforme a queda do cheque, o dinheiro passou a crescer, chegando nos atuais 47%, a maior porcentagem dos últimos sete anos. Cresceu também o número de transações realizadas através do cartão. Em 2011, apenas 7% dos pagamentos eram provenientes do débito e 14% do crédito.

Smarthint
Performa.AI

“Com o aumento da tecnologia, como os dispositivos móveis que substituem o cartão físico, ou a popularização das maquininhas, cada vez mais as transações serão realizadas exclusivamente por crédito ou débito. Essa mudança de comportamento é positiva para todos. O lojista passa a ter mais segurança no caixa, e não precisa mais se preocupar com troco. O cliente pode realizar o pagamento mais rápido, sem se preocupar com quanto tem na carteira. Hoje em dia, aceitar cartão não é mais um diferencial do comércio, é uma necessidade para garantir a sustentabilidade dos negócios”, comenta Tiago vailati, CEO da Hiper.

A Hiper é a empresa da Linx especializada em soluções de gestão e vendas para micro e pequenos varejistas. Por meio do Hiper Gestão, seu principal produto, o comerciante pode monitorar desde o estoque até a venda final, personalizando o software com os aplicativos da loja digital. A empresa também desenvolve o Hiper Mini, para quem está começando seu negócio como microempreendedor individual. O sistema está habilitado para atender o comércio como um todo, incluindo lojas de roupa, alimentos e variedades até estabelecimentos mais específicos e prestadores de serviço. A Hiper conta com mais de 15 mil clientes na carteira, conquistando em média 500 novos por mês.  

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.