Cerca de 55% dos leitores brasileiros preferem ler livros em papel

Sebrae lança cartilha para maximizar as vendas on-line no Black Friday 2013

Tiendeo.com.br, o portal especializado em ofertas e catálogos digitais geolocalizados, apresenta um estudo* feito para comemorar o Dia Internacional do Livro, que acontecerá no 23 de abril. O objetivo da pesquisa feita pelo Tiendeo era o de conhecer os hábitos e tendências de consumo dos brasileiros em relação aos livros físicos e livros digitais.

O livro físico continua ganhando do livro digital

Os participantes da pesquisa do Tiendeo.com.br apontaram o livro físico como meio preferido de leitura: cerca de 33% dos usuários do portal afirmam que só leem livros físicos; já 22% dos entrevistados preferem os livros físicos com relação aos digitais, mas não descartam por completo os e-books; e 36% deles combinam ambas opções de forma igual.

O principal motivo que leva os usuários a preferirem os livros convencionais aos digitais é pela possibilidade de se poder guardar e compartilhar esse tipo de livro com amigos e conhecidos (47%). Além disso, a escolha pelos livros físicos também está relacionada com a comodidade que eles oferecem na hora da leitura (40%) e a possibilidade de se desconectar do vício dos dispositivos eletrônicos (28%) e desse mundo digital no qual estão imersos os brasileiros atualmente.

Smarthint

Os leitores de livros compram off-line

O estudo do Tiendeo.com.br revela que a maior parte dos livros continua sendo adquirida fora da internet. As livrarias são o tipo de estabelecimento preferido por 65% dos consumidores. Por outro lado, a leitura de livros de segunda mão (usados) é agora uma tendência muito presente entre os brasileiros, considerando que 28% dos participantes da pesquisa buscam um comércio especializado em livros usados, enquanto 24% deles procuram livros emprestados, ou através do serviço de bibliotecas ou pedindo diretamente a familiares ou conhecidos.

Na hora de comprar um livro, os brasileiros buscam informação por meio de todos os canais possíveis sobre o exemplar que pretendem adquirir. Isso porque, 53% dos leitores baseiam sua decisão de compra nas opiniões de pessoas conhecidas ou avaliações online de outros usuários, enquanto 40% pesquisam a maior quantidade de informações on-line disponíveis sobre um determinado livro.

Com relação ao Dia do Livro, 66% dos brasileiros dizem que não comprarão livros no dia 23 de abril. Uma das principais razões seria porque 40% dos brasileiros leem menos de 5 livros por ano, então essa data não representaria uma oportunidade para adquirir as cópias que eles estão procurando.

*Pesquisa realizada pela Tiendeo.com.br com 200 usuários da plataforma entre os dias 12 e 16 de abril de 2018.

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1 Commerce
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.