Chocolates convencionais devem se destacar na Páscoa de 2019

Pesquisa confirma intenção do internauta de aproveitar ofertas do Dia do Consumidor

Impulsionada pelas caixas de bombons, a categoria de chocolates cresceu em 2018 e foi uma das categorias de maior contribuição positiva na cesta de Alimentos Nielsen. No Brasil, a expectativa é que esse movimento se mantenha e que a compra de chocolates convencionais, marcas nacionais e produtos que apresentem maior custo-benefício, se destaquem.

Segundo Carolina Araújo, líder da indústria de Alimentos da Nielsen, isso se dá por conta de um comportamento mais racional devido à crise, que ainda tem impactos no consumo dos brasileiros. “O movimento está retomando, porém, os consumidores ainda estão cautelosos e dão preferência por opções de maior custo-benefício.

Outra tendência, segundo análise da Nielsen, é o consumo de marcas nacionais. Em 2018, marcas importadas tiveram um desempenho positivo e ganharam relevância no mercado, no entanto, com o aumento do dólar na Páscoa de 2019, a expectativa é que os preços sejam menos atrativos para os consumidores que, por sua vez, farão escolhas com base, principalmente, no custo-benefício. “Os brasileiros não têm mais tanto apego ao formato de ovos de páscoa e isso vem se fortalecendo nos últimos anos. Com isso, as marcas vêm se adaptando e oferecendo opções inovadoras para manter o consumo da categoria”, completa Carolina.

Tais novidades do mercado vêm sendo vistas como tendência desde o ano passado. Em 2018, o faturamento dos lançamentos, por exemplo, superou em 9,2% o dos itens que existiam em 2017 e foram descontinuados no ano seguinte. Já a importância dos lançamentos, em comparação aos itens descontinuados, foi de 63,6% no faturamento total.

Performa.AI
Smarthint

Páscoa 2018

Em números gerais, a Páscoa cresceu 4,1% em volume e 4,8% em valor, impulsionada, principalmente, por chocolates convencionais, mas também por ovos industrializados, que tiveram desempenho de 1% em volume e 3,8% em valor.

Ano passado, ovos industrializados apresentaram crescimento positivo de 1% em volume e 3,8% em valor, enquanto os chocolates convencionais tiveram desempenho de 4,7% em volume e 5,5% em valor.

O mix de ovos de páscoa com chocolates no varejo registrou aumento em volume de 4,4% e em valor de 5,2% – desconsiderando o canal Bar. “Esse movimento aponta que o brasileiro está retomando o consumo de ovos de páscoa aos poucos, dando preferência para opções de maior custo benefício e inovações e combinando com outros formatos para incrementar o presente”, finaliza.

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.