É obvio que essa é uma pesquisa feita fora do Brasil, se formos olhar internamente acredito que apenas 5% dos e-commerces realizam qualquer tipo de testes no Brasil.
Mesmo os testes A/B são sim complexos e o maior problema é que internamente não temos capacitação e know-how suficiente para efetuarmos este tipo de trabalho.
Hoje meu foco no dia-a-dia é inteiramente implementar a cultura de testes dentro das empresas e tenho alguns casos que estamos muito avançados.
Existe uma confusão entre quando e onde realizar um teste A/B e um multivariável.
O caso que me vem a cabeça é quando testamos Homes diferentes, as métricas/KPI’s neste caso devem ser:
Receita e Conversão + Qtd de pessoas indo para próximas págs + Bounce Rate (Entre outras se possível).
Na minha opinião neste caso é 1000x melhor testarmos como multivariável pois podemos isolar e descobrir o quanto cada mudança representou positivamente na nossa alteração.
´
Em relação aos testes de usabilidade, é um assunto tão falado e temos tantas pessoas interessadas por ele, que naturalme o mercado de profissionais e empresas acaba se consolidando e conseguindo efetivamente mensurar e trabalhar testes de usabilidade de diversas maneiras (Focus Group, HeatMaps etc..)
Hoje e
]]>Mas no Brasil, nem o Teste A/B, que é tão básico, os comerciantes estão fazendo.
Se por um lado o mercado cresce vertiginosamente, ele ainda está na infância ou no máximo na adolescência em termos de maturidade se comparado a outros países.
Teste A/B é simplesmente o método mais simples e eficaz de aumentar as taxas de conversão e ainda pouco usado no país. O que dizer então das ferramentas mais sofisticadas.
Há um bom caminho a ser percorrido ainda, e este é também o grande barato de atuar no Brasil.
Deixo como sugestão de leitura o seguinte artigo sobre Teste A/B:
http://www.ipagare.com.br/blog/conversao/teste-ab/
Abraços
]]>