Copa do Mundo no e-commerce: como está a performance dos produtos mais procurados durante esse mega evento?

A Copa do Mundo reforça a paixão do brasileiro pelo futebol: são encontros para assistir os jogos, decoração verde e amarela, camisetas, vuvuzelas e muita animação. Esses sentimentos movimentam a economia e geram um grande impacto no comércio brasileiro e, claro, no comércio eletrônico também.

Por mais que o evento seja de 4 em 4 anos, será que o e-commerce brasileiro se preparou para a alta procura por produtos específicos? Estamos falando de televisores, smartphones, refrigeradores, aparelhos de som, churrasqueiras, entre outros.

Além disso, será que o comércio brasileiro buscou aproveitar as oportunidades para valorizar suas lojas online e conquistar clientes fiéis com experiências de compra incríveis?

Essas e outras respostas você encontra na edição especial do EQI para a Copa do Mundo.

O E-commerce Quality Index (EQI), criado pela Lett, é uma pesquisa que avalia a qualidade do comércio eletrônico brasileiro – sob a percepção do consumidor online.

Desta vez, foi criado um estudo específico para compreender como o varejo online se preparou para o maior evento de futebol do mundo.

Por que o EQI Copa do Mundo foi criado?

A edição especial do EQI para a Copa do Mundo, desenvolvida pela Lett, tem como objetivo compreender como está a qualidade das páginas dos produtos mais procurados pelos consumidores durante esse mega evento.

O foco é validar se o varejo está atento ao aumento de demanda para uma determinada linha de produtos e se preparou para criar experiências de compras mais ricas para os usuários.

Quais sites foram avaliados na pesquisa?

O estudo analisou a experiência de compra em 24 e-commerces, sendo:

  • Americanas
  • Magazine Luiza
  • Casas Bahia
  • Carrefour
  • Ricardo Eletro
  • Colombo
  • Novo Mundo
  • Balão da Informática
  • Nagem
  • Kalunga
  • Kabum
  • Super Muffato
  • Mobly
  • Eletrozema
  • Frigelar
  • Consul
  • Saraiva
  • Magamamute
  • Webcontinental
  • Fnac
  • eFácil
  • Fastshop
  • Bemol
  • Eletrolux

Quais categorias foram analisadas?

Em cada um desses sites, o EQI analisou 5 categorias:

  • TVs
  • Smartphones
  • Refrigeradores, frigobares e cervejeiras
  • Sons portáteis, home theaters e outros aparelhos de áudio
  • Grill e churrasqueiras elétricas

O estudo escolheu essas linhas de produtos pelo fato de que a Copa do Mundo vai muito além de artigos esportivos, como camisetas, bolas, álbuns de figurinhas, apitos e vuvuzelas.

Esse mega evento envolve diversos setores principalmente porque a Copa é movida por encontros entre amigos e familiares. Provavelmente, as pessoas vão querer comprar uma televisão de alta qualidade para juntar os amigos em casa, ou um frigobar/refrigerador/cervejeira ou um aparelho de som.

Portanto, eletrônicos e eletrodomésticos costumam ser muito comercializados nesse período. E os números comprovam isso: a procura por televisores cresceu 80% em junho comparado ao mesmo período do ano anterior.

Quais foram os critérios avaliados?

Toda pesquisa do EQI leva em consideração 4 pilares e esses são critérios avaliados em cada estudo:

  • Navegação por categoria
  • Título e descrição do produto
  • Número de imagens primárias e secundárias/extras
  • Satisfação de compra (avaliações e comentários dos consumidores)

Portanto, a nota do EQI nacional e o do EQI Copa do Mundo são baseadas nesses fatores.

Qual foi a nota dos e-commerces no EQI Copa do Mundo?

A pesquisa do EQI com tema de Copa do Mundo avaliou 14.137 páginas de produto e gerou uma nota de 6,59. Performance 24% superior à média nacional. Em maio de 2018, a pesquisa nacional realizada apontou que o comércio eletrônico do país obteve uma nota de 5,32 em uma escala de 0 a 10 ao analisar mais de 2 milhões de páginas de produto.

Nota geral EQI Copa do Mundo x EQI Nacional

IMG PR IMG SEC TíTULO CAT DESC BAS DESC COMP RATING REV
EQI Copa 100% 67% 85% 87% 88% 72% 11% 15%
EQI Nacional 99% 34% 94% 89% 71% 40% 7% 7%

 

olist
Smarthint

*IMG PR: imagem primária

IMG SEC: imagem secundária

CAT: Cateoria

DESC BAS: descrição básica

DESC COMP: descrição completa

REV: reviews

Nota do EQI Copa do Mundo por categoria

Em relação às 5 categorias analisadas, as notas ficaram entre 6,32 a 6,38. Confira:

  • Categoria de TVs: 6,32
  • Categoria de Smartphone: 6,89
  • Categoria de Refrigerador: 6,43
  • Categoria de Aparelhos de Som: 6,19
  • Categoria de Grill e Churrasqueiras: 6,38

Detalhes por categoria

1. Grill:

Atributo Nota Copa Média EQI Nacional Diferença
IMG Primária 100% 99% +1
IMG secundárias 56% 34% +22
Título 96% 94% +2
Categorização 89% 89% 0
Descrição básica 88% 71% +17
Descrição avançada 67% 40% +27
Rating 8% 7% +1
Review 9% 7% +2

 

2.Refrigerador:

Atributo Nota Copa Média EQI Nacional Diferença
IMG Primária 100% 99% +1
IMG secundárias 54% 34% +20
Título 97% 94% +3
Categorização 86% 89% -3
Descrição básica 91% 71% +20
Descrição avançada 72% 40% +32
Rating 7% 7% 0
Review 9% 7% +2

 

3. Smartphones:

Atributo Nota Copa Média EQI Nacional Diferença
IMG Primária 100% 99% +1
IMG secundárias 79% 34% +45
Título 74% 94% -20
Categorização 87% 89% -2
Descrição básica 89% 71% +18
Descrição avançada 79% 40% +39
Rating 17% 7% +10
Review 22% 7% +15

 

4. Som:

Atributo Nota Copa Média EQI Nacional Diferença
IMG Primária 100% 99% +1
IMG secundárias 59% 34% +25
Título 94% 94% 0
Categorização 83% 89% -6
Descrição básica 82% 71% +11
Descrição avançada 63% 40% +23
Rating 5% 7% -2
Review 10% 7% +3

 

5. TV:

Atributo Nota Copa Média EQI Nacional Diferença
IMG Primária 100% 99% +1
IMG secundárias 64% 34% +30
Título 86% 94% -8
Categorização 91% 89% +2
Descrição básica 79% 71% +8
Descrição avançada 68% 40% +28
Rating 7% 7% 0
Review 12% 7% +5

 

Por que a nota do EQI Copa do Mundo é melhor que a média nacional?

Segundo os pesquisadores, uma nota 6,59 não é algo bom, mas é razoável. Ou melhor, aceitável do ponto de vista de experiência de compra online.

O fato é que o desafio do e-commerce brasileiro é conseguir oferecer experiências de compra que sejam iguais ou superiores ao que acontece nas lojas físicas. E o resultado do EQI Copa do Mundo e o Nacional mostra que as lojas online estão bem despreparadas para oferecer um serviço de qualidade.

Mas a pergunta que fica é: por que os e-commerces se preparam melhor para a Copa do Mundo? Algumas razões podem explicar esse fato:

  • Por ser um evento esportivo, é mais fácil compreender quais produtos devem ter maior demanda, então as páginas de produtos podem ser otimizadas para oferecer uma melhor experiência de compra online.
  • A Copa do Mundo é o maior evento esportivo que existe, então é normal que os e-commerces busquem aumentar suas vendas nesse período.
  • O ticket médio de eletrônicos e eletrodomésticos é alto, portanto, vale a pena para o varejo investir mais para otimizar esses tipos de produtos.

Para conhecer a pesquisa completa, clique aqui.

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