E-commerce: pesquisa da RTB House analisou como os internautas fazem compras em dezembro

Com a temporada de compras de Natal e também as vendas decorrentes do período de férias, dezembro torna-se um mês único para o e-commerce. Pensando nisso, a RTB House, uma empresa global que fornece tecnologia de retargeting de última geração, pesquisou o comportamento dos internautas durante esse período, analisando dados de dezembro de 2016, coletados em mais de 40 mercados em toda a Europa, América Latina, Ásia e Pacífico, Oriente Médio e África.

A RTB House constatou que os internautas são mais propensos a visitar lojas online e realizar suas compras durante os dias úteis. As segundas-feiras são particularmente movimentadas, com 17% mais fluxo de visitantes e 38% mais compras do que a média mensal. Já os sábados são os menos aquecidos para o e-commerce, com um número de visitantes 8% menor e 22% menos transações do que a média do mês inteiro.

Na segunda metade de dezembro, cerca de uma semana antes do Natal, a frequência de visitas aos e-commerces começa a diminuir progressivamente até atingir o seu nível mais baixo na véspera de Natal. Neste dia, as lojas online recebem 28% menos visitas e realizam quase 41% menos transações do que na média de dezembro.

“Durante a segunda metade de dezembro, por exemplo, pode ser uma boa ideia ajustar as campanhas de marketing online para suportar as vendas off-line”, avalia Rodrigo Lobato, country manager da RTB House no Brasil. “Nossa análise mostrou que existe um pico de compras online na primeira metade do mês, que depois converge para uma queda súbita gradativa antes do feriado, provavelmente devido aos preparativos de Natal. As pessoas também não estão dispostas a aguardar a entrega de suas encomendas por muito tempo, por medo de atrasos. Mas isso tudo não significa que os comerciantes devam cancelar ou limitar suas campanhas online durante este período de vendas que é tão importante. Pelo contrário, devem concentrar energias em uma estratégia de marketing consciente e eficaz”.

Performa.AI

Embora menos pessoas visitem lojas online no dia de Natal, as que o fazem são mais propensas a clicar em anúncios. Nos dias 25 e 26 de dezembro, os internautas clicam quase 11% e 10% mais em banners do que a média de dezembro, respectivamente. O número de cliques em anúncios, bem como os acessos aos e-commerces e o total de transações começam a aumentar gradualmente após o feriado.

“Embora haja um número relativamente alto de pessoas que acessam os e-commerces em dezembro, o aumento da CTR – uma métrica que avalia o quanto os usuários estão dispostos a clicar em um anúncio – mostra claramente que os consumidores estão procurando por ofertas específicas. Isso provavelmente se relaciona com o início do período de férias, que leva a outros tipos de compras. Portanto, é importante planejar as despesas de publicidade considerando as tendências de consumo específicas de cada internauta, pois quanto mais personalizada for a mensagem, mais provável de atrair consumidores potenciais. Neste caso, soluções de retargeting e tecnologias de inteligência artificial baseadas em deep learning são importantes aliadas, porque juntas podem direcionar a oferta certa para a pessoa certa”, acrescenta Lobato.

Dados Brasil

No Brasil, os internautas visitam os e-commerces mais frequentemente às segundas-feiras, que registram 31% mais frequência do que a média de dezembro. Também ocorrem mais transações às segundas-feiras (48%), mas não mais do que às terças-feiras, que consolidam 49% mais transações do que a média de dezembro. Na véspera de Natal, os usuários brasileiros raramente acessam os e-commerces, que possuem 43% menos acessos e 59% menos transações do que a média do mês. Porém, ao contrário do resto do mundo, os internautas brasileiros são mais propensos a clicar em anúncios no início de dezembro – no dia 4 de dezembro de 2016, por exemplo, houve 33% mais cliques do que a média do mês inteiro.

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