Email marketing: inteligência artificial aumenta receita em mais de 41%

A inteligência artificial (IA) já é realidade em campanhas de email marketing ao redor do mundo, com adesão de 51% dos principais líderes da área. A boa notícia é que, após a adoção da tecnologia, os profissionais responsáveis pelas campanhas notaram o aumento da receita das marcas que representam em mais de 41%. Os dados foram coletados em pesquisas da Salesforce e The Relevance Group, respectivamente, e fazem parte do novo estudo da provedora global de soluções de dados Return Path, intitulado O Poder da Inteligência Artificial e do e-mail.

O objetivo do estudo O Poder da Inteligência Artificial e do e-mail, que está disponível para download gratuito no site da Return Path, é desmistificar um tema que ainda é novo para alguns profissionais de email marketing. O material se propõe a analisar o conceito de Inteligência Artificial, a forma como ela pode beneficiar as campanhas e os impactos dela no futuro do email marketing. “É um material realmente muito instrutivo e necessário, tendo em vista que o assunto ainda gera muitas dúvidas em profissionais de email marketing de diferentes segmentos”, explica Cecília Belele, diretora regional da Return Path para a América Latina.

IA exige soluções customizadas – Os avanços da Inteligência Artificial têm reforçado algo que sempre fez parte das crenças dos especialistas da Return Path: cada programa de email marketing é único. Isso significa que desafios como baixa colocação na caixa de entrada ou alta taxa de cancelamento exigem mais do que recomendações genéricas. Por essa razão, a empresa fez o seu primeiro investimento em soluções com tecnologia IA. Trata-se do Dynamic Optimization.

A nova solução da Return Path usa análises avançadas combinadas com os dados do próprio cliente para fornecer soluções personalizadas para seus problemas específicos de e-mail. “Como resultado do uso do Dynamic Optimization, os clientes poderão notar a melhora na capacidade de entrega, no engajamento dos assinantes e no ROI do canal de e-mail”, ressalta Cecília. “A Inteligência Artificial ainda dá os primeiros passos na tecnologia de marketing, mas acreditamos muito nas técnicas dela, como análise avançada e aprendizado de máquina. O seu uso, inclusive, pode liberar os profissionais de marketing da análise complexa de dados, permitindo que eles concentrem seus esforços em ações ainda mais estratégicas”.

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Dynamic Optimization é uma solução diferente de outras disponíveis para os profissionais de email marketing. Por meio do E-mailDNA, da Return Path, são oferecidas soluções verdadeiramente personalizadas que podem ser diretamente integradas ao fluxo das estratégias das campanhas, indo além da recomendação de boas práticas. Trata-se de uma solução que se retroalimenta, ou seja, torna-se mais inteligente a medida em que novos dados são introduzidos.

Duas ferramentas exclusivas e integradas fazem parte do Dynamic Optimization:

– Sending Priority (Prioridade de Envio): Os principais provedores de e-mail, como o Gmail e a Microsoft, utilizam muito os dados de engajamento em tempo real como parte de seus algoritmos de filtragem. E, isso interfere no posicionamento das mensagens na caixa de entrada. Para vencer esse desafio, a solução Sending Priority, da Return Path, aplica análises avançadas aos dados de um cliente para classificar cada assinante individual com base em seu engajamento. Esse processo, gera recomendações exclusivas, específicas e personalizadas sobre como priorizar os envios de e-mail para cada grupo, em uma determinada campanha. Por exemplo, se a marca enviar a campanha primeiro para os assinantes, dará tempo para os filtros de spam reagirem, e o engajamento positivo desse envio inicial leva a um melhor posicionamento na caixa de entrada para os segmentos restantes da campanha.

– Engagement Assurance(Garantia de Engajamento): O envio de um alto volume de email marketing pode levar os assinantes a ficarem estressados, elevando as taxas de cancelamento de assinatura e diminuindo o valor da vida útil de uma lista de inscritos. A nova solução Engagement Assurance, da Return Path, identifica os assinantes mais desinteressados e que devem, temporariamente, ficar de fora dos próximos envios. O objetivo é de evitar o desengajamento e consequente cancelamento da inscrição. Essa mesma solução determina quando esses assinantes devem voltar a receber as campanhas. Como resultado, a marca terá a diminuição da rotatividade da lista, melhor engajamento dos assinantes e aumento do valor da vida útil dos clientes.

As recomendações geradas pelo Sending Priority e Engagement Assurance são atualizadas constantemente, fornecendo soluções verdadeiramente dinâmicas. Além disso, essas recomendações se tornarão ainda mais precisas à medida que o modelo de análise avançada “aprende” com a adição de novos dados.

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