Estudo da Konduto revela que 1,43% das compras na Black Friday foram feitas com cartões clonados

A Konduto, empresa especializada em análise de fraude em transações on-line, anunciou que 1,43% das compras feitas durante a Black Friday 2018 foi feita com cartões de crédito clonados. A taxa é 26,3% inferior à de 2017 (1,94%), e esta queda é justificada pelo aumento considerável das vendas na data.

O índice, que corresponde às tentativas de fraude (e não de fraudes efetivas), leva em consideração 2,1 milhões de compras feitas em mais de 2 mil lojistas, entre os dias 22 (quinta) e 25 de novembro (domingo). No total, mais de R$ 707,2 mi foram processados pelos sistemas da Konduto, que evitou mais de R$ 10,1 mi em perdas decorrentes de tentativas de fraude. De acordo com estudo feito pelo Ebit Nielsen, houve alta de 25% no faturamento do e-commerce brasileiro durante a Black Friday 2018.

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“Fraudadores não são sensíveis a promoções, então isso significa que eles não se sentirão seduzidos por ofertas imperdíveis, preços baixos, frete grátis para realizarem mais fraudes… A fraude é constante. Por isso, como houve um aumento muito expressivo nas vendas durante a Black Friday 2018, estas tentativas de golpe ficaram bastante diluídas dentre tantas compras boas”, analisa Tom Canabarro, co-fundador da Konduto.

Segundo a própria Konduto, os pedidos fraudulentos feitos na Black tiveram ticket médio de R$ 743, contra R$ 466 dos pedidos considerados legítimos. O dia de promoções com mais tentativas de fraude foi a própria sexta-feira, com 1,72%. Já os segmentos com maiores taxas de tentativa de fraude foram Eletroeletrônicos (11,21%), Casa/Decoração (2,89%) e Esporte/Lazer (2,80%).

Ao longo de 2017, o índice de tentativa de fraudes no e-commerce brasileiro foi de 3,03%. Apesar dos números animadores nesta Black Friday, Tom Canabarro alerta que o índice de tentativa de fraude durante a Black Friday representa alerta aos lojistas. “As operadoras de cartão de crédito estabelecem que uma loja virtual não deve ter mais que 1% do faturamento comprometido por fraude, sob risco de advertências, multas e até descredenciamento. Ainda há muito trabalho a ser feito para combater fraudes no comércio eletrônico”, completa o co-fundador da Konduto.

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