Estudo da RTB House avalia evolução da Black Friday ao longo dos anos

A Black Friday é um dos dias mais importantes para a indústria do e-commerce. Este ano, a expectativa é que as vendas sejam ainda melhores, segundo um levantamento da RTB House, uma empresa global que fornece tecnologia de retargeting de última geração para os principais anunciantes em todo o mundo.

A empresa analisou mais de 400 campanhas que executou em dez mercados diferentes para comparar a evolução da Black Friday ao longo dos últimos anos. Em 2016, o evento atraiu mais de 106% mais pessoas para lojas online do que em 2015, registrando 204% mais transações. Também na Black Friday de 2016, os e-commerces foram visitados por quase 65% mais pessoas e com mais 170% de transações do que a média do resto de novembro.

No Brasil, as lojas online foram visitadas por 133% mais pessoas durante a Black Friday do que na média do resto de novembro. Além disso, os clientes finalizaram mais de 302% mais transações do que a média do resto do mês.

O estudo vem na mesma linha de um levantamento da Adobe Digital Insights, que sinalizou que as vendas online da Black Friday de 2016 superaram US$ 3 bilhões nos EUA – e pela primeira vez gerou US$ 1 bilhão em receita via mobile. A expectativa é que esses números sejam ainda melhores em 2017, como resultado do aumento dos gastos online.

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“Em 2016 a taxa de conversão, que é a proporção das ações realizadas para o número de cliques no anúncio, foi quase 70% melhor na Black Friday do que a média de novembro de 2015. As crescentes taxas de gastos com publicidade digital e o aumento no número de pessoas comprando online nos permitem assumir seguramente que neste ano teremos mais um recorde”, afirma Rodrigo Lobato, country manager da RTB House no Brasil.

Prepare-se para a Black Friday

A Black Friday e a Cyber Monday são oportunidades eficientes, porém curtas, para apresentar suas ofertas. Por isso é recomendado utilizar dados consistentes e preparar comunicações de marketing inteligentes, usando ferramentas apropriadas de retargeting.

O retargeting personalizado é uma maneira inteligente para divulgar anúncios com a maior precisão possível. Ferramentas que utilizam Inteligência Artificial e algoritmos de deep learning podem aproveitar as informações disponíveis para adaptar rapidamente os produtos promocionais às preferências de cada cliente. Além disso, é possível otimizar a estratégia de campanha e definir lances mais elevados para quem tem mais potencial de compra, por exemplo.

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