Estudo mostra panorama do mercado automotivo no e-commerce brasileiro

O mercado de peças e acessórios automotivos tem se notabilizado como um dos destaques positivos do varejo online. São dezenas de lojas virtuais no país com foco na venda especializadas de itens para carros. No Brasil, esta categoria figura, hoje, entre as dez principais, com destaque para a de Pneus, que representa aproximadamente 53% do setor.

Por esse motivo, a categoria ganhou destaque no E-commerce Radar, um dos estudos mais completos sobre o comércio eletrônico brasileiro, idealizado pelo Atlas, e que tem como foco a divulgação de dados e informações práticas para auxiliar no crescimento do mercado.

A 1º edição do estudo contemplou a totalidade de categorias do e-commerce, e a segunda, mostrou uma análise aprofundada do mercado de Moda e Eletro. Nesta nova edição, foram computados os resultados consolidados do primeiro semestre de 2017 da categoria de Acessórios Automotivos.

A seguir, estão as principais conclusões trazidas pelo estudo:

– A parcela de compras geradas exclusivamente via smartphones da categoria Automotiva foi de 16%, portanto, inferior à média das demais categorias, que foi de 29,5%;

– A categoria Automotiva é muito dependente das buscas do Google para a conquista de clientes. 73% das compras online acontece após buscas realizadas no Google vs uma média geral de 52% por outros meios;

– A taxa de conversão média da categoria Automotiva é de 0,7%, bem inferior à do e-commerce em geral, que é de 1,3%. São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal têm as maiores médias, com 1,7%;

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– Consumidores da categoria Automotiva navegam 23% a mais do que na média geral dos e-commerces. A taxa de rejeição é de 57,4%, em linha com a média geral;

– 78,4% dos carrinhos gerados em lojas virtuais da categoria Automotiva são abandonados, menos que a média geral, de 82%;

– 44,1% dos pedidos captados tiveram boleto como forma de pagamento. Dos boletos gerados, apenas 38,5% foram aprovados. A taxa de aprovação nas demais categorias é de 49%;

– A parcela de clientes que visitaram os sites pela primeira vez representa 74,2%, muito maior do que a média geral, de 37,5%, o que destaca grande margem para melhorias no trabalho de CRM;

– A parcela de público masculino é de 66,9%, muito maior que a média geral, onde os gêneros praticamente se equivalem.

A metodologia para o estudo envolveu a agregação dos dados de vendas de mais de 700 lojas online conectadas ao Atlas, ferramenta de inteligência para e-commerce. A base para o estudo contempla dados de lojas de todos os portes e com a representatividade necessária para garantir alto nível de confiança das informações.

O material completo pode ser baixado pelo link http://hotsite.neoatlas.com.br/ecommerce-radar/automotivo

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