Melhorar experiência do usuário é a principal tendências para o e-commerce em 2019, diz pesquisa

Globalmente, é cada vez maior o número de pessoas que optam por adquirir produtos e serviços via e-commerce. Em 2017, cerca de 1,66 bilhões de consumidores fizeram algum tipo de compra online, de acordo com dados da pesquisa “Top 20 e-commerce trends for 2019 to boost your sales”, divulgada pelo site Statista. O estudo apresenta as tendências para o comércio eletrônico de 2019, entre elas investir na experiência dos usuários, que têm mudado o comportamento de consumo. Por exemplo, muitos preferem pesquisar antes de adquirir um produto ou utilizar um serviço, segundo estudos liderados pela Google entre os anos de 2015 e 2017. Pensando nessas tendências, empresas desenvolvem soluções digitais para auxiliar varejistas a impulsionar seus negócios e melhorar o atendimento aos clientes.

Ferramentas para colocar o e-commerce no ar

Os obstáculos no caminho de quem busca abrir o próprio negócio nas redes não são poucos, indo desde a burocracia até as dificuldades de administração e as restrições financeiras. Mas algumas ferramentas disponíveis nas redes podem facilitar os processos de viabilização do e-commerce. A HostGator, um dos principais provedores de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online do mundo, aposta em ferramentas como o Criador de Sites, para facilitar o lançamento de um portal nas redes. A ferramenta, que possibilita a fácil criação de websites, blogs e lojas virtuais, é destinada a um público que não possui conhecimento técnico em desenvolvimento e webdesign. O Criador de Sites já está entre os serviços mais procurados da empresa. Outra ferramenta para otimizar o trabalho de quem quer lançar um e-commerce é o Página Fácil, que coloca uma página temporária no ar em alguns minutos. O Página Fácil pode ser usado enquanto o site definitivo ainda não fica pronto, por exemplo. Com o recurso, é possível colocar no ar informações como nome da empresa, descrição, endereço, telefone e formulário para contato, além de links para as redes sociais, o que ressalta a visibilidade da marca. Não é necessário nenhum conhecimento específico de programação. Para o Gerente de Desenvolvimento da HostGator, Vandre Ramos, esses recursos são um apoio importante e manter um e-commerce vale a pena. “Garantir a presença na internet é fundamental para o sucesso de um negócio”, ressalta.

Performa.AI
Smarthint

Ferramentas que fazem a gestão da loja

Com o e-commerce rodando e as vendas começando a crescer, outros desafios começam a aparecer. Como controlar todo o processo de venda, entender o estoque e acompanhar as métricas de vendas? A melhor solução para isso é investir em um software de gestão de lojas, que pode ajudar a monitorar todo o processo de venda, do estoque até o frete. A Hiper, startup que atua no varejo, desenvolve diversas soluções focadas em resolver os problemas de gestão e vendas dos varejistas. “Temos o objetivo de deixar a vida do nosso cliente mais fácil, já comprovamos que com  um sistema de gestão fluido as vendas aumentam. Só assim o varejista consegue acompanhar todas as etapas e saber quando há desperdício, por exemplo”, comenta Tiago Vailati, CEO da Hiper.

Especialistas para auxiliar a construção de um e-commerce

Ter um e-commerce não é como ter qualquer outro modelo de site. Além de ser de fácil uso e garantir o objetivo final, a venda, ele deve ser seguro e amigável aos usuários. Por isso, contratar uma empresa que auxilia na formatação e atualização da infraestrutura pode ser essencial para o sucesso do negócio. Douglas da Silva é desenvolvedor na Cheesecake Labs, empresa que desenvolve apps e software terceirizados, entre os principais requisitos que ele elenca cruciais na hora de programar um e-commerce estão segurança, experiência do usuário, estabilidade e versatilidade. “Quando o assunto é segurança, precisamos garantir que as requisições feitas contenham todos os protocolos de segurança implementados e que as mesmas sejam transitadas dentro de um canal seguro. Além disso, é importante que cada clique do usuário o direcione para o lugar correto,  aumentando a possibilidade de efetivação da compra. Entretanto, um site super seguro com uma ótima experiência do usuário de nada serve se ele não estiver disponível ou se, ao clicar em uma página, o consumidor for redirecionado para uma tela de erro. Por isso, a estabilidade e garantia de uptime de um e-commerce é crucial. E para finalizar,  além de toda a robustez que um e-commerce precisa ter, garantido um ambiente seguro, estável e com uma boa experiência do usuário, não podemos esquecer da versatilidade da plataforma”, explica Douglas.

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.