Número de inadimplentes equivale a quase um terço da população adulta do País

A taxa de inadimplência ao crédito do sistema financeiro no Brasil chegou a 3,04%, ou em termos absolutos R$ 96,6 bilhões de um saldo total de R$ 3,168 trilhões. Os dados preliminares, relativos ao mês de setembro, são do Banco Central (BC). Os valores não discriminam as contas em vermelho de empresas e pessoas físicas. A inadimplência diz respeito a dívidas em atraso há mais de 90 dias.

Segundo as informações levantadas, a dívida a bancos, operadores de cartão de crédito, financeiras e leasing aflige metade (52%) dos brasileiros com “nome sujo” no Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil. Conforme o birô de crédito, em setembro, 62,6 milhões de pessoas estavam “negativados”, equivalente à população da Itália ou pouco menos de um terço da população adulta com 20 anos ou mais – conforme cálculo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 209 milhões de brasileiros,194 milhões com idade a partir de 20 anos (conforme cálculo estimado na última quinta-feira,8).

Em relação às instituições financeiras, tabela das Estatísticas Monetárias de Crédito, disponível para download na página do BC, a inadimplência junto a essas instituições equivalem a 2,7% dos saldos. No caso das instituições financeiras privadas nacionais, a proporção é de 3,8%. Para as instituições financeiras estrangeiras, o percentual é de 2,6%.

A maior parte do montante da inadimplência é devida aos bancos públicos (46,27%). Em segundo lugar, às instituições privadas de capital nacional (41,28%). Em terceiro lugar, às instituições de capital estrangeiro (12,45%).

Soluções Digitais e renegociação

Constante evolução nos canais de atendimento utilizados pelas empresas vem permitindo a recuperação de créditos e um melhor relacionamento com os clientes, que utilizam as redes sociais para a maior parte de suas ações junto às empresas.

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Pesquisa realizada pelo Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos (Sintelmark), neste ano, com 628 das mil maiores empresas que têm operações de contact center, revela que o autosserviço e autoatendimento já vêm sendo utilizado por 99% das maiores empresas do país para melhorar a experiência do cliente e na resolução de conflitos. Os novos modelos como atendimento em redes sociais, chat, mobile e apps e em B2B, como trade, supplychain fullfilment e serviços especializados de BPO, dentre outros são os serviços com maior potencial para os próximos anos.

Metade dos brasileiros endividados já negocia por meios digitais

Canais digitais como portais de autonegociação, chat, e-mail, SMS, Whatsapp, Facebook Messenger e agente virtual (robô que substitui o atendente humano) já são utilizados por 48,8% das pessoas com pendências financeiras. Os dados são do Instituto GEOC que revela também um crescimento de 20% no volume de renegociação de dívidas em canais digitais, em relação a 2017.

Segundo José Moniz, head de Negócios Digitais da Negocia Fácil, fintech especializada em renegociação e cobrança digital, o crescimento foi percebido pela empresa. “No primeiro semestre de 2018 apuramos um aumento de 112% no faturamento comparado ao mesmo período de 2017 e o volume de acordos quase triplicou, saltando de 256 mil para 704.900 mil. Isso demonstra que o consumidor está cada vez mais confiante nos meios digitais para quitar suas dívidas. Estamos no caminho certo, oferecendo um serviço que simplifica a operação, proporciona autonomia e segurança”, diz.

A Negocia Fácil utiliza ferramentas de inteligência artificial que possibilita acesso aos dados do devedor, como o perfil social, hábitos de consumo, entre outros. “Com a tecnologia que usamos é possível obter 98,7% de assertividade com as informações apuradas, o que gera uma negociação mais eficiente. A partir desses dados traçamos a estratégia de atração que envolve disparo de e-mails, anúncios no google, redes sociais, entre outras ações de marketing digital”, complementa.

Moniz explica que o número é tão expressivo porque a ferramenta realiza um filtro minucioso dos perfis, permitindo que a Negocia Fácil direcione a solução mais adequada a cada cliente. “Determinamos ações de acordo com o comportamento, gostos e preferências, condição financeira e principalmente em relação ao período que o devedor sinalizou para quitar as dívidas, evitando assim, cobranças desgastantes e sem retorno”, conclui o executivo.

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