Pagar dívidas é razão para 45% dos brasileiros pedirem empréstimo, aponta pesquisa

Quase metade dos brasileiros (45%) que solicitam empréstimos às instituições financeiras já estão endividados e querem liquidar suas pendências com os credores. Outros 13% buscam capital para investir no próprio negócio, 12% para reformar a casa, 9% para outros investimentos, 5% por questões de saúde e 4,5% para compra de ativos.

O levantamento realizado pela FinanZero, empresa de capital sueco que opera como buscador de empréstimo online para negociar empréstimos junto a instituições financeiras, foi realizado em outubro com 80 mil clientes para identificar o perfil do tomador de crédito no Brasil. “Nossa pesquisa confirmou que o brasileiro termina 2018 com alto índice de endividamento, o que pode ser comprovado pelo aumento da procura por crédito. O estudo apontou também que a maioria é formada por solteiros com segundo grau completo, possuem casa própria e são funcionários de empresas privadas”, revela Olle Widén, CEO da FinanZero.

Segundo Widén, dentre os solicitantes de crédito 37% são funcionário privados, 32% são autônomos, 11% funcionários públicos, 7% profissionais liberais, 6% são empresários e 6% aposentados. “Quanto ao perfil de escolaridade, a grande maioria, 55%, tem segundo grau, 22% possui graduação universitária, 16% têm o primeiro grau, 5% é pós-graduado, 3% não têm instrução formal”, assinala.

Em relação ao tipo de residência, as pessoas que buscaram empréstimos possuem casa própria (45%), na sequência moram com familiares (25%), com imóvel alugado (23%) e financiada (5%). Quando perguntados sobre o estado civil, 53% disseram ser solteiros, 36% casados, outros 9% divorciados e 2% viúvos. “Analisando o tipo de conta dos interessados em crédito, descobrimos que 58% utilizam conta corrente comum, 21% conta poupança, 16% têm conta corrente com cheque especial e 3% conta salário”, completa o CEO da FinanZero.

O perfil ideal para ter pedido de crédito aprovado: a pesquisa identificou uma maior probabilidade de conseguir o empréstimo quem possuí pós-graduação (44% de aprovação), conta corrente com cheque especial (42%) e que tem como motivo do empréstimo realizar uma viagem (41%).

Após três anos, FinanZero fortalece parcerias e continua crescendo

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Com o avanço do mercado de fintechs, a expectativa da FinanZero é crescer cinco vezes em 2019. Após três anos de lançar seu serviço de busca e comparação de empréstimo pessoal, a empresa funciona como um marketplace online de importantes instituições e atualmente conta com parceiros como Creditas, Banco CBSS, BV, Noverde, Rebel, Geru, Portocred, Santana Financeira, Banco Sofisa, BCredi, Simplic entre outras.

Segundo o CEO, diversas ações estão sendo realizadas para marcar os três anos da empresa. “Renovamos a nossa identidade de marca e lançamos um site novo para desburocratizar ainda mais os processos e facilitar a busca por empréstimos em nosso portal. Além disso, estamos com uma campanha na TV, rádio e mídia exterior para expandir e democratizar ainda mais o acesso ao crédito no Brasil”, comenta Widén.

“Já negociamos empréstimos para mais de 1,5 milhão de pessoas em três anos de atuação no mercado brasileiro. Para 2019, nossa expectativa é fortalecer ainda mais a nossa plataforma de crédito para intermediar um total superior a R$ 400 milhões em créditos concedidos”, completa Widén.

Criada em 2015 por um grupo de investidores suecos, a FinanZero conta com um time de fundadores com vasto histórico de sucesso no mercado europeu. Em 2016 recebeu o aporte de US$ 1,25 milhões do fundo de capital aberto sueco Vostok Emerging Finance, e iniciou seu processo de ampliação das operações e, inspirada no sucesso desse modelo de negócios no mercado escandinavo, passou a investir em tecnologia, marketing e estratégia de vendas.

Com o crescimento contínuo da fintech, um novo aporte financeiro foi realizado no início de 2018, desta vez no valor de US$ 3,6 milhões. A rodada “Series A” teve a participação da Vostok Emerging Finance de outros investidores suecos, incluindo a Webrock Ventures e a Zentro.

“Esse aporte foi importante porque ampliamos todas as iniciativas de marketing, focando em expansão de base de clientes e consolidação da marca em escala nacional. Hoje, a empresa vem mantendo um crescimento de 40% por trimestre, o que soma uma média 200 mil cotações por mês”, lembra Widén.

Com escritório em um dos principais centros empresariais de São Paulo, na Avenida Paulista, a FinanZero aumentou recentemente seu quadro de colaboradores para 30 pessoas, com atendimento online e 100% gratuito para quem solicita empréstimos. Em alguns casos, é possível conseguir ofertas de empréstimo em até cinco minutos, graças à velocidade de todos os sistemas que estão integrados com os bancos e financeiras parceiros. Entre os produtos ofertados pela fintech estão três modalidades: empréstimo pessoal, refinanciamento de veículos e refinanciamento de imóveis

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