Pesquisa revela que 60% dos e-commerces não apresentam informações adequadas sobre os produtos

Pesquisa realizada pela Lett, empresa referência no Brasil em trade marketing digital, com as 57 maiores empresas do segmento, que respondem por 56% das vendas de e-commerce no país, revelou que 60% das páginas não apresentam informações ou descrições completas dos produtos.

O panorama desenhado pelo indicador da Lett, o E-commerce Quality Index (EQI), apontou que em uma escala de zero a 10, o e-commerce no Brasil ficou abaixo da média, totalizando 5,3 pontos, índice considerado ruim. O cálculo foi baseado em critérios como navegação do usuário (via buscadores ou menu de categorias), título e descrição do produto, número de imagens e avaliação média dos consumidores.

Outro sinal de baixa qualidade no comércio eletrônico é que apenas 7% das páginas trouxeram pelo menos um comentário realizado por consumidor. Além disso, entre todos os produtos que foram avaliados por pelo menos um consumidor, apenas 7% possuem uma nota igual ou superior a 4 estrelas, em uma escala de 1 a 5. A média nacional de avaliação dos consumidores no e-commerce brasileiro é de apenas 2,95 estrelas.

Performa.AI
olist
Smarthint

“Temos poucos consumidores avaliando as compras e os poucos que avaliam, não estão tendo uma experiência de compra satisfatória. O principal desafio do e-commerce brasileiro é conseguir oferecer experiências de compra que sejam iguais ou superiores ao que acontece nas lojas físicas”, afirma Rodrigo Carvalho, cofundador da Lett.

Das 12 categorias monitoradas, Telefonia, Celulares e Eletrônicos foi a que obteve melhor pontuação no índice, porém o número ainda é considerado abaixo do ideal, comprovando que por mais que a categoria esteja em crescimento, as expectativas consumidor não estão sendo atendidas.

“Faltam processos, ferramentas e iniciativas para dar mais voz aos consumidores. Por mais que as compras na internet estejam em grande crescimento no Brasil, a verdade é que os consumidores não estão satisfeitos com as experiências oferecidas online”, enfatiza Carvalho.

Para o estudo, a Lett avaliou 2.053.610 páginas de produtos anunciados em 57    e-commerces no Brasil. O índice levou em consideração critérios que vão desde o acompanhamento dos produtos em suas respectivas categorias até a quantidade de informações presentes na descrição do produto.

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
E-Goi
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
Trezo
E-Commerce Logística
World Pay
Socialrocket
E-completo
Precode
IHouse Web
Smarthint
JET e-business
Ciclo
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.