Relatório da Rock Content traz insights sobre o marketing de conteúdo no Brasil

A Rock Content, empresa líder em Marketing de Conteúdo no mercado brasileiro, divulga a edição 2017 do relatório Content Trends. O tradicional estudo, que está na terceira edição e é apresentado anualmente, mostra as tendências na adoção do Marketing de Conteúdo em todo o país. São estatísticas, informações e dicas para ajudar profissionais do marketing e executivos a avaliarem as melhores práticas dessa estratégia.

A Pesquisa Content Trends 2017 contou com a participação de 3650 respondentes de todo o país, por meio de um questionário online, entre os dias 02 e 16 de Maio.

Perguntas específicas foram direcionadas para profissionais que trabalham em empresas que adotam o Marketing de Conteúdo, para entender os principais benchmarks dessa estratégia; e para aqueles que não trabalham atualmente ou que não atuam em negócios que praticam a técnica de conteúdo, a empresa elaborou perguntas voltadas ao consumo de conteúdo online. O formulário do questionário foi enviado para 80 mil pessoas e promovido via Facebook, Google+, Linkedin, e Twitter da Rock Content.

A seguir, você confere os principais highlights da pesquisa por meio de alguns dos tópicos mais destacados. Confira:

Adoção de Marketing de Conteúdo

A adoção de Marketing de Conteúdo é feita por 71% das empresas. Dentre os 29% restantes, 68,9% apresentam a pretensão de adotar a estratégia.

Conhecimento de leads e visitas

Cerca de 53,5% das empresas que adotam Marketing de Conteúdo sabem os números de visitantes mensais que recebem. Entretanto, 66,7% dos negócios que não adotam a mesma estratégia, desconhecem esse número. Além disso, apenas 34,7% das empresas que adotam Marketing de Conteúdo sabem quantos leads são gerados mensalmente, enquanto somente 17,5% dos negócios que não adotam a estratégia desconhecem esse valor.

Maturidade em Marketing de Conteúdo

71,7% das empresas bem-sucedidas estão presentes em um estágio intermediário/avançado.

Presença nas redes sociais

olist
Performa.AI
Smarthint
Edrone

As pessoas que consomem conteúdos online estão mais presentes nas redes sociais do que as empresas produtoras.

Objetivos de Marketing de Conteúdo

O objetivo mais apontado pelos respondentes com a estratégia é gerar leads, com cerca de 64,7%.

Promoção e Divulgação de Conteúdo em Mídias Pagas

– 73,2% utilizam o Facebook Ads como principal tática de publicidade paga para distribuição de conteúdo;
– 36,9% investem até 10% do orçamento total de Marketing em Facebook Ads;
– 32,5% investem até 10% do orçamento total de Marketing em Google Adwords.

Principais Desafios em Marketing de Conteúdo para 2017

O principal desafio para este ano em relação ao Marketing de Conteúdo é produzir conteúdo que engaja o público, segundo 76,1% dos respondentes, seguido por Diversificar os conteúdos e formatos (48,9%) e Produzir conteúdo com consistência (42,1%).

Métricas

A métrica mais acompanhada pelas empresas é o tráfego no site (58,5%).

Consumo de conteúdo

Cerca de 98,2% dos respondentes consomem algum tipo de conteúdo de forma online. Desses, 87% consomem por meio de smartphones, 84,7% encontram esses conteúdos pela busca orgânica no Google e 72% preferem o formato de posts nas redes sociais. Jornais e revistas online e o email marketing também receberam um grande número de usuários com 83,1%, 47,9% e 44%, respectivamente.

Táticas de Marketing de Conteúdo mais utilizadas

85,3% Posts em redes sociais;
65,6% Posts em blog;
52,7% Fotos/lustrações;
47,9% Vídeos;
46% Newsletter;
34,5% Ebooks/Whitepapers;
29,9% Infográficos;
28,1% Eventos presenciais;
26,6% Conteúdo para mobile;
20,9% Estudos de caso;
18,2% Apresentações online/Webinars;
17,8% Relatórios de Pesquisa;
0,6% Outros.

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