Social Miner revela o perfil do consumidor brasileiro no Dia dos Namorados 2018

A Social Miner, plataforma de engajamento que ajuda e-commerces a aumentarem as vendas através de soluções centradas em pessoas, divulgou o relatório 2018 sobre uma das datas de maior faturamento do comércio eletrônico: o Dia dos Namorados.

Em parceria com a Neoatlas, NeoAssist e Vindi, a empresa analisou o comportamento de navegação de mais de 25 milhões de usuários cadastrados na sua base, 27 mil transações registradas pela Vindi e os registros de mais de 1.200 sites cadastrados na base da Neoatlas, durante o período de 22 de maio a 12 de junho de 2018.

Além disso, estabeleceram um comparativo com os dados referentes à mesma época do ano anterior (2017). Isso para oferecer um panorama completo sobre as tendências de consumo nesse período, incluindo indicadores de que tipo de produto vem crescendo no gosto do público e o perfil dos consumidores de cada segmento.

O levantamento mostrou que a categoria de produtos que mais se beneficiou com a data foi a de Beleza e Saúde, com participação de 27% do total de vendas, seguida por Moda e Informática. No entanto, a representatividade destes mesmos setores apresentou uma queda em relação a 2017, sendo um alerta para as mudanças no comportamento de consumo dos usuários, que estão migrando para outros segmentos, menos comuns.

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Por outro lado, a categoria de Livrarias apresentou a maior variação de crescimento em relação ao ano anterior, subindo impressionantes 736%.

Outra descoberta desse relatório foi que durante o período do Dia dos Namorados 2018, categorias como Informática que, em geral, apresentavam pouca representatividade de compra feminina, tiveram um aumento de 40% na participação das mulheres. Já os homens tiveram um aumento nas compras em setores como Eletrônicos, Livraria e Móveis, além de apresentar uma variação positiva de 5,74% na categoria de Moda.

A pesquisa revelou ainda que, de todos os consumidores que compraram no Dia dos Namorados em 2018, apenas 6% tinham comprado na mesma loja no mesmo período do ano anterior. Esse dado mostra que os esforços das empresas no engajamento e retenção de clientes antigos ainda são baixos.

“Com base no comportamento do consumidor, principalmente em datas comemorativas, é possível compreender as tendências do mercado de maneira mais aprofundada. Isso nos permite criar campanhas mais direcionadas e potencializar as vendas, ajudando os e-commerces a serem assertivos em suas ações”, explica Ricardo Rodrigues, cofundador da Social Miner.

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