Plataforma de startup brasileira testa usabilidade de e-commerces para identificar causas de abandono de carrinho

O abandono de carrinho é um dos principais obstáculos à venda no comércio eletrônico. Identificar as causas que levam o consumidor a não finalizar o processo de compra é a única forma de encontrar a solução adequada para sanar o problema. Esse diagnóstico, porém, nem sempre é fácil de ser feito. A busca para resolver esse gargalo, impulsionou a startup brasileira TESTR a desenvolver uma ferramenta online para identificar o porquê de o abandono do carinho ser tão comum nas lojas virtuais.

A ferramenta recruta consumidores para um teste de usabilidade que segue um roteiro pré-definido pela operação de e-commerce. No sistema, a loja cria o roteiro de tarefas e perguntas e define o perfil dos participantes que devem ser chamados. O sistema encontra as pessoas ideais e envia um convite. Enquanto o participante faz as tarefas pedidas (como encontrar um produto ou simular uma compra), o TESTR grava a navegação na tela, a webcam e o áudio. O cliente recebe o vídeo e as respostas do participante por escrito, organizadas em gráficos e tabelas para facilitar a análise. A ferramenta funciona na nuvem e não requer instalação nem compra de software.

O teste de usabilidade aplicado pela ferramenta é uma técnica de pesquisa que mostra o que está por trás do problema e o que pode ser feito para resolvê-lo. Com ele é possível ver as pessoas usando um site ou aplicativo, realizando tarefas e comentando sobre a experiência – o que costuma revelar ótimos insights.

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Segundo Elisa Volpato, especialista em pesquisa que trabalha há 11 anos com experiência do usuário (UX) e co-fundadora do TESTR, é importante fazer testes de usabilidade porque em geral a equipe que cria um produto digital não é a audiência desse produto. “O repertório de internet de um designer é diferente do repertório da Dona Maria, que vai interagir com o produto de outra forma. Testar com o público correto é essencial para obter bons resultados”, afirma.

Testes convencionais de usabilidade dependem de uma logística de organização, recrutamento e equipamentos, que deixam esses projetos caros e demorados. A grande vantagem do TESTR está justamente no custo, pois a tecnologia empregada permite a realização de testes mais rápidos e baratos. Outra grande vantagem é a abrangência nacional. Com o TESTR é possível ter uma amostra diversa, com pessoas em várias cidades do país.

A plataforma acaba de ser lançada para o mercado na versão desktop, e os fundadores preveem uma versão para testes em celulares ainda no primeiro trimestre de 2017. Para conhecer a ferramenta, acesse www.testr.com.br

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