Relatório mostra que tráfego mobile supera o de desktops em visitas a comércio eletrônico

Este tem sido um ano bastante consistente para mobile. Segundo uma pesquisa conduzida pela Monetate, empresa especializada em e-mail marketing, no terceiro trimestre de 2016 pela primeira vez na história o tráfego mobile para lojas online superou o tráfego de desktops, com 52.3% do total de visitas, ante 47.6% via desktops.

O estudo esmiuça os acessos, separando as visitas via tablet dos acessos via smartphone, e o que pode ser observado é um crescimento vertiginoso do tráfego via celular. Enquanto que, entre 2011 e 2014, os acessos a e-commerces via tablets exibiram um crescimento, nos últimos dois anos esse percentual manteve-se entre 12 e 16% do total de visitas. No sentido contrário, a participação dos smartphones nesse tipo de site saltou de 24.15% no terceiro trimestre de 2015, para 40.33% no mesmo trimestre de 2016. Em alguns países, como Estados Unidos e Reino Unido, o percentual de celulares responsável por visitas a lojas online chegou a perfazer 45% e 58%, respectivamente.

olist
Smarthint

Em favor dos tablets, a taxa de conversão nesses dispositivos segue alta (2.98%, no terceiro trimestre de 2016), competindo até mesmo com as robustas taxas de conversão de desktops (3.45% no terceiro trimestre deste ano). Embora nos smartphones essa média tenha flutuado entre 1 e 1.5% durante 2016, o ticket-médio nas compras via esses dispositivos tem aumentando com regularidade: de US$ 82 no segundo trimestre de 2016 para US$ 94 no terceiro. O valor já beira o mesmo de tablets (US$ 101), mas ainda está bem abaixo do ticket-médio de desktops (US$ 140).

Outra métrica mais forte em tablets e desktops, o ato de adicionar items ao carrinho de compra perfaz 10.8% em desktops, 10% em tablets e apenas 6% em smartphones.

Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções