Este tem sido um ano bastante consistente para mobile. Segundo uma pesquisa conduzida pela Monetate, empresa especializada em e-mail marketing, no terceiro trimestre de 2016 pela primeira vez na história o tráfego mobile para lojas online superou o tráfego de desktops, com 52.3% do total de visitas, ante 47.6% via desktops.
O estudo esmiuça os acessos, separando as visitas via tablet dos acessos via smartphone, e o que pode ser observado é um crescimento vertiginoso do tráfego via celular. Enquanto que, entre 2011 e 2014, os acessos a e-commerces via tablets exibiram um crescimento, nos últimos dois anos esse percentual manteve-se entre 12 e 16% do total de visitas. No sentido contrário, a participação dos smartphones nesse tipo de site saltou de 24.15% no terceiro trimestre de 2015, para 40.33% no mesmo trimestre de 2016. Em alguns países, como Estados Unidos e Reino Unido, o percentual de celulares responsável por visitas a lojas online chegou a perfazer 45% e 58%, respectivamente.
Em favor dos tablets, a taxa de conversão nesses dispositivos segue alta (2.98%, no terceiro trimestre de 2016), competindo até mesmo com as robustas taxas de conversão de desktops (3.45% no terceiro trimestre deste ano). Embora nos smartphones essa média tenha flutuado entre 1 e 1.5% durante 2016, o ticket-médio nas compras via esses dispositivos tem aumentando com regularidade: de US$ 82 no segundo trimestre de 2016 para US$ 94 no terceiro. O valor já beira o mesmo de tablets (US$ 101), mas ainda está bem abaixo do ticket-médio de desktops (US$ 140).
Outra métrica mais forte em tablets e desktops, o ato de adicionar items ao carrinho de compra perfaz 10.8% em desktops, 10% em tablets e apenas 6% em smartphones.