Setor de alimentos ganha espaço no e-commerce nacional

Estudo do Mercado Pago aponta carência por supermercadistas online no Brasil

Cada dia mais as vendas online ganham relevância no setor varejista, em especial no segmento alimentício. A venda de alimentos pela internet, porém, tem uma participação modesta no Brasil, mas com boas perspectivas de crescimento.  Esse olhar otimista deve-se ao perfil do consumidor, sempre em busca de mais comodidade, inclusive na hora de realizar as compras em supermercados.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Kantar Retail, consultoria internacional de varejo, em 2025 as compras online no segmento de varejo alimentar representarão 3% do volume total de vendas do setor no Brasil. Nesse cenário, estima-se que as conversões online cresçam entre 30% e 40% ao ano.

Performa.AI
Smarthint
olist
Edrone

Analisando o potencial de desenvolvimento deste mercado e os novos hábitos dos consumidores, o CEO e fundador da Supermercado Now, Marco Zolet,  enumerou os cinco principais motivos que os supermercadistas devem considerar para tomar a decisão de investir em vendas online e garantir um crescimento acima da média no setor: aumento da área influência da loja; economia em investimentos em estruturas adicionais, como por exemplo Centros de Distribuição; redução de custos de distribuição, pela proximidade do consumidor; aumento do ticket médio; e alta presença de itens frescos, como frutas, legumes e verduras na lista de compras.

O mercado de plataformas online para o varejo alimentar é, por vezes, limitado e caro. Algumas startups, porém, têm conseguido ajudar os supermercadistas a aumentar a presença online de forma rápida e sem investimentos adicionais em estrutura logística. “Além de ter uma plataforma com uma usabilidade rápida, é preciso que ela seja também amigável para o consumidor, possua um modelo de entrega rápida e personalizada e utilize o modelo de economia compartilhada”, defende Zolet.

Ele destaca, por fim, que as soluções tecnológicas oferecidas aos supermercadistas representam uma alternativa eficiente, capazes de ajudar no incremento das vendas, de mais visibilidade da marca e na fidelização de clientes pelo sistema de autoatendimento.

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.