Sete produtos (ótimos) de se vender no e-commerce

produtos

Nicho. Há muito se fala essa palavra e seu poder no comércio eletrônico. De acordo com a Wikipedia, nicho é descrito como “segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. A estratégia de aproveitamento de nichos está justamente na identificação das bases de segmentação que, quando explorados, representam o diferencial ou vantagem competitiva à empresa (ou pessoa)”. Diz tudo.

Enquanto grandes grupos pressionam as margens dos fornecedores para reduzir preços, numa luta ferrenha – e perigosa – para conquistar compradores de produtos best sellers, de outro lado, micro e pequenos empreendedores conseguem tirar seu sustento explorando nichos.

Não basta ser uma loja virtual de nicho, é preciso que os produtos tenham algumas características que tragam mais vantagens em vende-los à distância, veja abaixo algumas delas:

Baixo volume cúbico: quanto menor for o produto, menos espaço de armazenagem será necessário. Isso já é uma vantagem, pois os preços de aluguel e manutenção diminuem significativamente. Atenção. Ao contrário do que pode parecer, produtos com pouca cubagem chamam mais atenção de ladrões, pois podem ser facilmente escondidos em bolsos, sacolas, etc, Por isso tem maiores índices de perda por furto. Procure utilizar embalagens de postagem de tamanhos que ao mesmo tempo dificultem o furto e não encareçam a logística. Produtos pequenos também facilitam o manuseio.

Baixo peso: quanto mais leve for o produto, menor será o custo com frete. Considere que os custos médios com frete numa loja virtual de micro a pequeno porte, varia entre 3 e 7%. Mais do que isso. Produtos leves também facilitam o manuseio.

Alto valor agregado: quanto mais valor agregado tiver o produto, maior será o tíquete médio da loja virtual e, consequentemente, as margens serão menos corroídas pelos custos operacionais do e-commerce.

Competividade: produtos chamados de “commodities” tem maior concorrência, pois podem ser encontrados em diferentes lojas e com preços variados – um prato cheio para os comparadores de preços. Quanto mais “exclusivo” for o produto, menores as chances de seu produto cair em um comparador de preços e um cliente deixar de compra-lo em sua loja por que viu um com o preço mais barato em uma loja concorrente.

Concorrência: ainda que o produto não seja commodity, devemos observar o número de lojas virtuais que oferecem produtos similares. Uma busca no Google e nos comparadores de preços, ajudará a responder essa pergunta.

Frequência de compra: produtos que as pessoas compram com frequência, são ótimos para o e-commerce. Principalmente se você conseguir identificar os padrões de compra e as frequências, de forma que possa antecipar a demanda, negociar melhor com fornecedores e aumentar receitas recorrentes.

Veja abaixo alguns produtos que tem alto potencial de resultado em função de suas características:

Inside Banner Mandaê

Medicamentos – Vantagens: baixo peso e cubagem. Alto valor agregado. Alta frequência de compra. Desvantagem: são commodities. Média concorrência

Biquínis e Lingerie – Vantagens: baixo peso e cubagem. Alto valor agregado. Média frequência de compra. Não são commodities. Desvantagem: alto investimento em marca. Perdas com trocas. Média concorrência

Bijuterias – Vantagens: baixo peso e cubagem. Médio valor agregado. Média frequência de compra. Desvantagem: perdas com trocas. Baixa concorrência

Conteúdos digitais – Vantagens: peso e cubagem inexistentes. Alta frequência de compra. Facilidade de distribuição. Desvantagem: baixo valor agregado. Pirataria. Alta concorrência

Artesanatos e objetos de decoração – Vantagens: médio peso e cubagem. Médio valor agregado. Baixa competitividade (produtos exclusivos). Desvantagem: baixa frequência de compra. Baixa concorrência

Perfumes – Vantagens: baixo peso e cubagem. Alto valor agregado. Média frequência de compra. Desvantagem: São commodities. Alta concorrência.

Alimentos diferenciados (gourmet, dietas especiais) – Vantagens: médio peso e cubagem. Médio valor agregado. Baixa competitividade (produtos exclusivos). Alta frequência de compra. Desvantagem: particularidades de armazenagem, manuseio e perecíveis. Baixa concorrência

O fato de vender um desses produtos pela internet por si, não é garantia de sucesso. Não quer dizer também, que os outros produtos estejam fadados ao fracasso. Saiba que o sucesso ou o fracasso de um negócio depende muito mais de quem está por trás do que do negócio em si.

O quanto de energia você vai dispender pra coisa dar certo? O quão detalhado e bem feito será o planejamento. Enfim, já dizia o velho ditado, o “sucesso” só vem antes do “trabalho”, no dicionário!

Mauricio Salvador

Presidente da ABComm: Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Autor de cinco livros de negócios digitais. Mestre em Comunicação e Administração, MBA em Gestão e Estratégias, foi Executivo de Contas pelo Yahoo! Brasil e Diretor de Marketing e Vendas para América Latina na e-bit. Lecionou em workshops na Universidade da Califórnia e na Frankfurt Business School. Professor em cursos de MBA na FIA e PROVAR. CEO da ComSchool e da iHouse Consulting. Consultor de e-commerce em empresas tais como Hering, Honda, Le Lis Blanc, Gradiente, Riachuelo e Grupo La Poste, além de startups na Califórnia. Membro do Advisory Board da Ecommerce Foundation e co-Founder na Global Ecommerce Association.

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23 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom post !!! o Maurício Salvador com certeza é um profissional de altissimo gabarito , estudei na commerce school e pude comprovar
    !!! parabéns

  2. Olá para todos, acabamos de lançar uma plataforma online para edição e administração de lojas virtuais totalmente gratuita, nosso receita vem de comissões pagas pelos facilitadores de pagamento PagSeguro, BCash e Mercado Pago sem que para isso o lojista tenha acréscimo em suas tarifas. Outro ponto de destaque é a facilidade de uso da nossa plataforma, qualquer um, mesmo sem nenhum conhecimento consegue criar, personalizar e administrar sua loja com alguns cliques. Para os interessados, favor acessar nosso portal http://shopitos.com.br

    http://shopitos.com.br

  3. Bom dia, Senhores

    Estou escrevendo para dizer duas coisas muito importantes:

    1) Gostei demais da matéria e estou tremendamente estimulado para aprender mais e mais acerca do assunto; e,

    2) Gostaria de descobrir canais interessantes e instrutivos para enriquecer meus conhecimentos sobre lojas virtuais, comércio virtual, técnicas eficazes de explorar esse tipo de comércio, que está em alta e é a grande evolução da maneira de exercer nso dias atuais, de forma segura e lucrativa, o comércio.

    LEONARDO LEMOS

  4. O importante é trabalhar com honestidade, qualidade, e passar confiança aos clientes, nós da LND Semi Joias nos preocupamos com esses detalhes, e hoje já começamos a destacar no e commerce. Excelente matéria ?..Parabéns e $uce$$000000000000000…,99 a todos

    http://Www.LNDsemijoias.com.br

  5. Não sei direito se consegui entender bem sobre e.commerce, mas, acredito que seja um canal de divulgação para melhorar os negocios em lojas virtuais, trabalho com vendas pela internet com os Site Cia do barbante e Rei do Barbante, atendo com frete gratis e melhor preço, os produtos que estão a venda pelas duas lojas são direcionados para artesanato em decoração de interiores e Moda em geral. talves gostaria que um contato para uma esplicação mais detalhada deste canal de negocios. sou proprietario dos Site e Lojas fisicas em Curitiba — Mauricio Jaworski

  6. Amigo, tenho um Blog e quero fazer um artigo falando sobre o custo ao iniciar um E-commercer.

    Para que possa ficar mais por dentro do assunto qual o valor médio você acha que uma pessoa gasta ao iniciar?

    Obs.: Será feito um artigo em base disso e também servirá para próprio uso, pois estou analisando a produtos para começar minha Loja Virtual.

    Obrigado, boas dicas que você deu.

    http://www.investimentoexperts.com.br

  7. Realmente excelente Post,gostei muito e adoreicas dicas, por sinal você que gosta de produtos originais de qualidade nao deixe de acessar minha loja e minha pagina no face.
    Temporario-enjoe.lojaintegrada.com.br.

  8. Bom dia.estou tentando entrar no mundo do marketing digital,nao tenho noção alguma de por onde começar.alguem poderia me ajudar?

  9. Bom Trabalho, realmente a informação nesse meio é bem rápida e deve se estar vem ligado nas novidades e inovar

  10. Faço todos serviços contábeis para autônomos e empresas decore holerite prolabore declaração de faturamento imposto de renda carne leão GFIP FGTS balanço patrimonial livro caixa nota fiscal eletrônica comprovante de renda decore holerite prolabore declaração de faturamento para empresas e autônomos para empréstimos e financiamentos Fies universidade visto de permanência no Brasil para estrangeiros Tel/Zap 11 99764-7716 pbadvogadocontador(arroba)terra com br

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