A seguinte cena se repete com bastante frequência:
Uma pessoa descobre alguma compra realizada ilegalmente em seu cartão de crédito, se dá conta de que foi vítima de fraude e, desesperada por mais informações, faz algumas buscas no Google e chega ao blog da Konduto. Em nossos textos, este consumidor entende que este golpe é infelizmente um problema muito frequente, mas que a legislação protege o portador e que é possível solicitar o reembolso daquela compra.
Ufa! Fim da história e final feliz para este consumidor!
Erm… não.
Recebemos com bastante frequência e-mails destes clientes vítimas de fraude com a mesma pergunta: “Quero saber quem está fazendo estas compras! Como faço para que o banco me dê o nome e o endereço deste fraudador?”
Nas primeiras vezes em que vimos esta mensagem, admitimos, ficamos um pouco assim:
Mas depois, analisando um pouco a situação e se colocando na pele desta pessoa, pudemos entender. Há uma curiosidade em saber como, por que, quem está fazendo isso, o que foi comprado, onde o pedido foi entregue. Entender a fundo, construir uma história, ter imagens de personagens, de cenários… Acho que é normal, faz parte um pouco da nossa natureza. Eu mesmo, quando tive meu cartão clonado há alguns anos (casa de ferreiro espeto de pau, hehe), me fiz esses mesmos questionamentos.
Mas, tanto na vida como na fraude de cartão de crédito, precisamos assimilar uma coisa: “nunca vamos ter respostas para tudo”. Agora, passado o momento autoajuda, vamos retornar ao tema.
Como descobrir quem fraudou meu cartão?
Você provavelmente não descobrirá, desculpe te dizer. Mesmo que você entre em contato com o banco ou com o e-commerce que recebeu aquela transação fraudulenta.
O cliente, por contrato, tem o direito de receber de volta o valor de uma transação não reconhecida em sua fatura. Mas estas instituições não são obrigadas legalmente a fornecer informações sobre o suposto comprador. E, mesmo que o façam, qual a chance de um criminoso ter utilizado os próprios dados pessoais, não é mesmo?
Mas nem o endereço de quem fez a compra?
Nem o endereço. Aliás, o que você faria com este tipo de informação? Iria até o endereço da entrega para dar uma bronca no fraudador? Será que realmente vale a pena? E se você for uma pessoa que mora no município de Oiapoque, no norte do Amapá, e descobre que o seu cartão foi utilizado para uma compra fraudulenta em Santa Vitória do Palmar, localizada no sul do Rio Grande do Sul e a 20 km da fronteira com o Uruguai? Você realmente iria se deslocar até lá?
Provavelmente, quem clonou o seu cartão não é alguém do seu círculo social e sequer mora na mesma cidade que você. E de nada adianta saber onde esta pessoa mora ou onde a mercadoria foi entregue… Sem falar que é perigoso, né?
Ah, e outra coisa:
Fraudes dificilmente serão investigadas
E isso é uma triste realidade. É impossível investigar criminalmente as fraudes contra e-commerces, e os números nos mostram isso. No relatório Raio-X da Fraude, fizemos uma estimativa de que, só em 2017, ocorreram mais de 6 milhões de tentativas de compras com cartões clonados no Brasil. São quase 17 mil tentativas de delito por dia.
Sejamos realistas: qual a chance de que 0,1% deste total seja investigado?
A Justiça não investigará a clonagem de cartão que você sofreu, e aconselhamos que você não queira fazer justiça com as próprias mãos também, ok?
Mas isso não impede você de fazer a sua parte, que é abrir um Boletim de Ocorrência para registrar o ocorrido e colaborar com as autoridades. Se o problema será investigado ou não jamais saberemos, mas você terá feito a sua parte.
Nós sabemos, é muito frustrante sofrer um golpe deste tipo e ter que gastar tempo ligando para o banco, solicitar o cancelamento do cartão, esperar o reembolso e aguardar a chegada de um plástico novo…
Mas não se esqueça: o consumidor, por lei, está protegido. E o cartão de crédito ainda é o meio mais seguro para o cliente realizar pagamentos na internet.
Meu cartao foi clonado e fizeram varias compras no mercado pago. Alguem consegue descobrir que fez as compras
O PROBLEMA E QUE JA TROQUEI O CARTAO E MESMO ASSIM FUI CLONADO DUAS VEZES .ENTAO NAO POSSO MAIS TER O CARTAO E PRECISO DELE . MA SVOU TER QUE APRENDER FICAR SEM ,PORQUE TODA VEZ TENHO QUE BLOQUEAR .
Miga isso aí ao e clonagem e quem tem asseso a si cartao
o meu foi clonado e usaram para comprar no mercado livre/mercado pago, se compraram gift card é possivel rastrear?
Olá bom dia fizeram uma compra no meu cartão de crédito esse dias de 700 reais tem como eu saber pra qual endereço foi está encomenda?
Ele disse lá em cima que não
Fizeram uma compra de títulos em minha conta através do meu cartão pág! E depois não contentes fizeram com o restante do crédito uma transferência e acabaram zerando minha conta, fui na delegacia SIBERNETCA e logo após no PROCON .. estou aguardando até o dia 03 de janeiro. Para voltar eo cartão se pronunciou. No app falaram que não vão ESTORNAR o valor , ESTOU estarrecida.
Fui clonado,solicitei o cancelamento.mas,a operadora fez o bloqueio parcial e me enviou um novo.esse novo,sem eu desbloquear e se quer ter feito uso do mesmo, já veio duas cobranças na fatura.como pode?
Clonado antes mesmo de ser ultilizado e aí?
Será alguém de centrais ou até mesmo emisores do cartão?
Mais é possível saber os dados de quem
Comprou e para onde foram enviadas às compras ? Quem tem acesso às estas informações para nós repassar ?
se eu souber onde foi feito a clonagem, mas não tenho como provar ?
Adv e Polícia
Usaram meu cartao em um jogo é possivel rastrear quem foi ?
Resumo :ninguém sabe ninguém viu!!
Usaram meu cartão no mercado pago.Consigo saber o email da compra? Rastrear alguma coisa?
alguem usou meu cartao de credito para cadastra no uber esta fazendo muitas chamadas .sem ser eu .eu estou sabendo porquer tenho aplicativo do bradesco quer eu façor
Afinal de contas para que nós precisamos de um cartão de crédito? A algumas décadas atrás não existia isto e com isto não existia este problema. Cartão de crédito é mais uma fonte de problema s do que uma solução.
usaram meu cartão no mercado pago tem como eu saber o endereço de entrega