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Quero entrar no E-commerce. Por onde começo?

As vendas pela internet alcançaram R$ 47 bilhões em 2017 e a expectativa é de que esse montante chegue a R$ 53 bilhões este ano, segundo o Ebit, site que mede a reputação das lojas virtuais por meio de pesquisas com consumidores. Com o momento favorável para esse tipo de investimento, fica a dúvida: como abrir um e-commerce evitando imprevistos desagradáveis?

A primeira dica é conhecer a fundo a área de atuação. Para não ter surpresas durante o processo e perceber que não era nada daquilo que esperava, é imprescindível entender o mercado (atuação dos concorrentes e demandas do segmento) e conhecer a fundo o negócio no qual deseja ingressar.

Hoje, existem opções diversas de plataformas para e-commerce. É possível optar por modelos pré-prontos, customizando o visual de acordo com as necessidades do negócio, ou estruturar a loja de forma mais completa, para atender condições específicas.

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O próximo passo é definir as formas de pagamento. Obtenha informações de todos os meios de pagamento aplicáveis ao seu produto analisando em profundidade as vantagens e desvantagens de cada um. Entenda quais as formas mais escolhidas pelos consumidores e avalie quais vão se adaptar ao que considera viável para o seu negócio. Os getways de pagamento oferecem maior estabilidade às conexões e são uma ótima opção para quem está começando as atividades de uma loja virtual. No entanto, esses intermediadores de pagamento exigem que a segurança do seu e-commerce siga mais algumas regras para evitar fraudes.

Outro ponto chave será a entrega do produto. Os Correios podem oferecer um serviço mais simples, já que está mais próximo da realidade de qualquer pessoa. Mas, talvez, a entrega não seja tão rápida e efetiva quanto a de uma transportadora. Os preços e os prazos para o envio dos produtos também devem ser avaliados no momento de escolher a forma de entrega.

As pessoas estão se comunicando cada vez mais pela internet. Então, aproveite a oportunidade para divulgar o seu negócio também nas redes sociais. O sucesso de um negócio virtual depende muito de boca a boca e, se você pode multiplicar ainda mais essas indicações, por que não fazê-lo?

Caroline Brogni é Diretora executiva da Trend Marketing.
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